Notícias

Obra afeta abastecimento em 3 municípios da RMC

18/07/2012

Obras podem afetar abastecimento em bairros de Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais

Neste sábado (21 de julho), a Sanepar realiza a 15ª etapa das obras de revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, em Curitiba, dando continuidade à recuperação do canal de água bruta. Também será feita uma inspeção em uma elevatória, para posterior troca de bombas. Até o final deste ano pelo menos outras cinco paradas devem ser realizadas. O serviço será suspenso no verão, quando normalmente as pessoas usam mais água nas suas atividades.

As obras de melhorias nos reservatórios do Corte Branco e do Portão também continuam a ser realizadas neste fim de semana. No Corte Branco será feito um conserto em uma linha de gravidade e no Portão será feita a interligação da rede de distribuição nas proximidades do reservatório.

Da mesma forma como nas outras paradas programadas, as obras deste final de semana começam ao meio-dia do sábado e a normalização do sistema está prevista para a partir da tarde do domingo (22) até o início da manhã de segunda-feira (23), e podem afetar o abastecimento de água em Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais. 

Os seguintes bairros estão com normalização prevista para a tarde do domingo (22):
Em Curitiba: Cajuru, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba, Parolin, Rebouças e Prado Velho.
Em Piraquara: Guarituba e Guarituba Pequeno.
E em São José dos Pinhais: Cidade Jardim, Centro, Boneca do Iguaçu, Guatupê, Ipê, Roseira, Academia, Rio Pequeno e Iná.

Já na segunda-feira (23), no período da manhã, está prevista a retomada do abastecimento para os seguintes bairros:
Curitiba: Água Verde, Capão Raso, Fany, Portão, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Vila Izabel, Santa Quitéria, Novo Mundo, Pinheirinho, Seminário, Xaxim, Cidade Industrial, Boqueirão, Alto Boqueirão, Hauer, Ganchinho e Sítio Cercado.

Os moradores que têm caixa d’água nos seus imóveis não devem sofrer desabastecimento nesses dias. Em razão disso, a Sanepar alerta toda a população para a necessidade da instalação de reservatórios domiciliares, conforme prevê a legislação estadual e as normas técnicas brasileiras (ABNT). Edificações com mais de dois pavimentos devem possuir cisternas em suas instalações.

A Sanepar ressalta que as obras começaram no final de 2011, exigem a parada total da estação de tratamento e são necessárias para garantir o abastecimento da população com água tratada. As paradas serão realizadas preferencialmente aos sábados, quando o consumo de água cai, facilitando a retomada do abastecimento. Durante o período da paralização, a Companhia abastecerá o Hospital do Trabalhador pelo sistema do Pinheirinho. 

Galeria