Notícias

Obra afetará Curitiba, S. José e Piraquara no fim de semana

05/07/2012

Neste sábado (7), a Sanepar dá continuidade às obras de revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, em Curitiba, realizando a 14ª etapa de recuperação do canal de água bruta. Também serão realizadas neste fim de semana obras de melhorias nos reservatórios do Corte Branco e do Portão. A manobra pode afetar o abastecimento de água em Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais.
As obras começam às 12h do sábado e a normalização do sistema está prevista para começar a partir da tarde de domingo (8) até o início da manhã de segunda-feira (9). Leituristas da Sanepar estão dstribuindo folhetos à população para informar sobre a obra, que também está sendo divulgada pela imprensa e pela internet.

Os seguintes bairros estão com normalização prevista para a tarde do domingo (8):

Em Curitiba: Cajuru, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba, Parolin, Rebouças e Prado Velho.

Em Piraquara: Guarituba e Guarituba Pequeno.

E em São José dos Pinhais: Cidade Jardim, Centro, Boneca do Iguaçu, Guatupê, Ipê, Roseira, Academia, Rio Pequeno e Iná.

Já na segunda-feira (9), no período da manhã, está prevista a retomada do abastecimento para os seguintes bairros:

Curitiba: Água Verde, Capão Raso, Fany, Portão, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Vila Izabel, Santa Quitéria, Novo Mundo, Pinheirinho, Seminário, Xaxim, Cidade Industrial, Boqueirão, Alto Boqueirão, Hauer, Ganchinho e Sítio Cercado.

O que vem sendo feito – A cada 15 dias, quando o clima e outras condições técnicas permitem, a Sanepar desliga todas as bombas da ETA Iguaçu e assim deixa de produzir água tratada para cerca de 60% dos moradores de Curitiba e da Região Metropolitana. As obras são imprescindíveis para garantir o abastecimento no futuro. Esta é a 14.ª etapa de obras a ser realizada. A previsão é concluir os trabalhos no final deste ano.
As obras de recuperação da ETA Iguaçu são realizadas em fins de semana ou feriados porque neste período, historicamente, a demanda por água tratada é menor. Nestes períodos, o consumo é basicamente residencial e a maioria das atividades podem ser programadas ou adiadas para após a normalização do abastecimento.
A Sanepar também está entregando aos moradores das áreas atingidas um folheto com informações sobre a obra de revitalização da estação. As obras são de grande porte, começaram no final de 2011 e continuam até o final deste ano. Elas são necessárias para garantir o abastecimento da população com água tratada.

Galeria