Notícias

Obra do sistema de água em Prudentópolis está 90% concluída

16/01/2015

Representantes da Sanepar, Prefeitura, Câmara Municipal e técnicos da empresa contratada reuniram-se nesta quinta-feira (15)

As obras de ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza em Prudentópolis estão chegando à fase final: cerca de 90% do trabalho já foi concluído. Este foi o tema de reunião em Prudentópolis, nesta quinta-feira (15), com a participação de técnicos da Sanepar e da empreiteira responsável pela obra, do prefeito Gilvan Pizzano Agibert e de vereadores.

O prefeito reconheceu a complexidade e tamanho do conjunto de obras em andamento. “Agora é hora de todos se unirem para que isso ocorra o quanto antes”, defendeu Agibert, que reuniu-se esta semana com o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche. “Tivemos uma conversa muito boa. Estamos aqui para nos unir, pois queremos, junto com a Sanepar, resolver de uma vez por todas os problemas de falta d’água na cidade”, ressaltou Agibert, no início da reunião.

A Companhia está investindo R$ 4,7 milhões na ampliação da estação de captação e da estação de tratamento de água, na construção de 7 km de redes e em interligações de redes, que vão otimizar a distribuição de água em toda a cidade. Um novo reservatório, que dobrou a capacidade de reservação de água na cidade, já está em operação. Até março, a estação de tratamento estará produzindo o dobro da água distribuída atualmente – passará de 55 litros por segundo para 90 litros por segundo.

ATRASO IMPREVISTO – O prefeito lembrou a enchente de junho do ano passado, que deixou a estação de captação da Sanepar totalmente debaixo d’água e colaborou para o atraso da obra. “O Rio dos Patos extrapolou níveis históricos registrados anteriormente e superou, inclusive, a enchente de 1983”, disse Agibert.

O gerente geral da Sanepar na Região Sudeste, Antonio Carlos Gerardi, explicou que este foi um fator imprevisto, que colaborou para o atraso da obra. “A enchente não só atrasou a obra como nos obrigou a mudar toda a concepção do projeto de ampliação da captação. A Sanepar não quer que obras atrasem e está fazendo o possível para agilizar a conclusão e para que o sistema comece a operar com a capacidade dobrada de tratamento”, destacou.

COLABORAÇÃO – Gerardi citou algumas medidas que vão melhorar o atendimento à população antes mesmo da conclusão dos trabalhos. “Embora não haja aumento da produção antes de a obra terminar, com as interligações que estão sendo feitas e outras medidas que estão sendo tomadas, a população logo vai perceber uma melhora significativa no abastecimento de água, especialmente quem mora nas partes mais altas da cidade”, enfatizou.

Para completar os 100% da obra, será necessário interromper o tratamento e abastecimento de água nos próximos dias. Paralisações de curta duração e em lugares específicos serão feitas em breve e comunicadas com antecedência. “Quando for instalada toda a parte elétrica do sistema de água, será necessário parar tudo, pois não se pode fazer isso com a energia ligada”, ressaltou o gerente. “Contamos com a compreensão e colaboração da população, pois esta é uma etapa imprescindível e muito importante da obra da Sanepar. Logo estará tudo concluído e funcionando”, disse o prefeito Agibert.

Galeria