Notícias

Obra vai levar água tratada para 250 famílias em Missal e Ramilândia

17/07/2012

Asssentamento da tubulação de distribuição de água  já teve início

As obras para levar água tratada às comunidades rurais de Formiga e Andreolla, no Oeste do Estado já começaram. A Sanepar disponibilizou para as prefeituras 50% do material que será necessário para levar água tratada a 250 famílias que moram nas duas comunidades. Dos cerca de 33 mil metros de tubulação a serem implantados, 800 metros já foram assentados.

A comunidade de Formiga, onde mora a maior parte das famílias beneficiadas, está localizada no município de Missal. Já a comunidade Andreolla, que abriga cerca de 40 famílias, fica em Ramilândia. Um convênio entre os dois municípios vai permitir o benefício aos moradores das duas localidades. 

Além da implantação de cerca de 33 mil metros de rede de distribuição de água, será necessário construir um reservatório, e colocar em operação um poço tubular com 154 metros de profundidade que terá capacidade de produção de 50 mil litros por hora. Neste sistema estão sendo investidos R$ 599 mil.

A complexidade de implantação do sistema, as características, dimensionamento e extensão da tubulação, além do número de famílias atendidas, fazem deste projeto, destinado a atender exclusivamente, moradores rurais, o maior em desenvolvimento na região. “Poucos locais contam com as condições de abastecimento a ser implantadas nestas duas localidades”, informa o gerente geral da Sanepar para as regiões Oeste e Sudoeste, Renato Mayer Bueno.

Saneamento Rural - O Programa de Saneamento Rural é executado por meio da parceria entre a Sanepar e a prefeitura de Missal, com a colaboração da prefeitura de Ramilândia e das duas comunidades. O Estado garante os recursos ao Programa. Os projetos, materiais, a fiscalização e as orientações técnicas ficam a cargo da Sanepar. Além disso, a empresa faz todo o levantamento e acompanhamento socioambiental. As prefeituras cuidam dos processos legais da área e fornecem a mão de obra para a implantação das redes de distribuição de água. Cabe à comunidade o gerenciamento do empreendimento, após a conclusão das obras.

Galeria