Notícias

Pedalada marca Semana do Meio Ambiente em Maringá

04/06/2013

Ecobike é evento criado a partir de ações de empregados da Sanepar

A programação da Semana do Meio Ambiente em Maringá começa com o 2.º Fórum de Bicicletas da cidade, nos dias 7 e 8, na sede do SESC, na Avenida Duque de Caxias, 1517. Na sexta-feira, o evento tem início às 19 horas e no sábado será durante todo o dia. Os temas são de interesse coletivo e o objetivo é despertar os participantes para a necessidade de mudança de atitudes e hábitos diários, para o bem-estar da comunidade em geral. Toda a programação do Fórum pode ser acessada pelo site: www.ecobikemaringa.com.br.

No domingo (9), é o momento de colocar em prática a teoria do Fórum: aproximadamente 700 pessoas vão pedalar pelos parques da cidade. É o Ecobike que este ano está na 5.ª edição e reúne Sanepar, SESC e o grupo Pedala Maringá, entre outros. O Ecobike mobiliza os maringaenses com o intuito de divulgar um meio sustentável de locomoção na cidade, integrar pessoas ao movimento socioeducativo e saudável. Esse ano, o mote é a mobilidade urbana. A largada e a chegada serão na Sanepar, na Avenida Pedro Taques, no Jardim Alvorada. No percurso estão os Parques Ingá, Bosque dos Pioneiros, Parque do Japão, Horto Florestal e Bosque das Grevílleas.

Sanepar – O Ecobike foi criado por um grupo de empregados da Sanepar de Maringá, em 2009. Eles optaram pela bicicleta como meio de transporte para ir até o trabalho. Aos poucos, outros colegas aderiram ao movimento e, depois de quatro anos, cerca de 30 saneparianos que utilizam a bike para ir trabalhar. “O que começou despretensiosamente com um grupo de saneparianos, hoje é um evento municipal que reúne mais de 700 participantes. No Ecobike damos sempre a preferência às instalações da Sanepar. Já realizamos circuitos na captação de água do Pirapó e em outros roteiros”, diz o engenheiro Alinor Rodrigues Júnior, um dos organizadores do Ecobike Maringá.

Outro evento na Cidade Canção é o Seminário de Sustentabilidade Urbana, nos dias 12 e 13 de junho, no Anfiteatro Aderbal Sampaio, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizado em parceria entre a instituição de ensino superior, a Sanepar e o SESC. Nos dois dias, sempre a partir das 19h30, estão agendadas palestras sobre corredores ecológicos da biodiversidade, fauna silvestre em áreas urbanas, saneamento urbano e construções sustentáveis, todas com mediadores e palestrantes de renome e ligados às instituições acadêmicas do Paraná.  Entre os mediadores está o sanepariano e professor Lorenzo Cassaro, da Diretoria de Meio Ambiente.

 

Galeria