Notícias

Poços reforçam abastecimento de água em Assis Chateaubriand

13/05/2014

Obras vão garantir o atendimento à população nos próximos 20 anos

O Sistema de Abastecimento de Água de Assis Chateaubriand está recebendo obras de ampliação. Dois novos poços serão interligados ao sistema, ampliando a capacidade de produção de água da cidade em 90%. A capacidade atual é de 5,5 milhões de litros de água por dia. Ao final das obras será de cerca de 10,5 milhões de litros. O prefeito Marcel Micheletto e os gerentes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Renato Bueno e Fábio Leal de Oliveira, vistoriaram o andamento das obras do novo reservatório, da estação elevatória de água e da ampliação da rede de distribuição de água do sistema. Os poços e as demais obras estão localizados na saída para o distrito Encantado do Oeste.

O gerente geral, Renato Mayer Bueno, explicou ao prefeito que os poços vão injetar no sistema de abastecimento mais 5 milhões de litros por dia, o que garantirá o fornecimento de água tratada para a população pelos próximos 20 anos. “As obras devem ser concluídas até junho e Assis Chateaubriand não deverá mais ter problemas nem com estiagem e nem com o excesso de chuvas no Rio Alívio, como ocorreu no início deste ano, quando foi necessário implantar rodízio no abastecimento”, afirmou o gerente. O volume de recursos de R$ 4 milhões também está movimentando a economia no município com a geração de cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

O prefeito se mostrou satisfeito com o andamento dos trabalhos e disse que a Sanepar está olhando com carinho para Assis Chateaubriand. “O empenho e a capacidade da empresa estão melhorando as condições do abastecimento e trarão tranquilidade já para o próximo verão”, destacou Micheletto.

MELHORIAS OPERACIONAIS – Os gerentes também mostraram ao prefeito o resultado da primeira etapa das reformas e melhorias feitas na Estação de Tratamento de Água da cidade. Na unidade de tratamento, que entrou em operação em 1976, foi feita a readequação do laboratório, reformados os vestiários, almoxarifado, a casa de química e a calha de entrada da água de água do Rio Alívio. Foram investidos mais de R$ 500 mil. A segunda fase de melhorias vai contemplar reformas e readequações nos filtros e decantadores da estação.

Galeria