Notícias

Estação de Tratamento de Esgoto tem capacidade para atender a demanda atual e futura do município

População de Vitorino conta com sistema de esgotamento sanitário

20/12/2023

Liberada há três meses para interligação dos imóveis, rede coletora atende, de imediato, 50% dos imóveis da cidade

Moradores de Vitorino, no sudoeste do estado, encerram o ano de 2023 contando com os serviços de coleta e tratamento de esgoto da Sanepar. As obras de implantação do sistema foram concluídas em agosto e, em setembro, liberadas para a interligação dos imóveis. De imediato, o sistema irá atender 50% dos imóveis da cidade.

Para implantar o sistema de esgotamento sanitário em Vitorino, a Sanepar construiu uma estação com capacidade para tratar 10 litros por segundo, implantou cerca de 22 mil metros de redes coletoras e 957 ligações prediais. Também foi realizado o trabalho de sensibilização com a comunidade, orientando sobre a importância e a forma correta de executar a ligação do imóvel à rede de esgoto.

O coordenador Comercial da Sanepar, Maicon Cattani, ressalta que o atendimento pela rede coletora de esgoto contribui para a proteção dos recursos hídricos e do meio ambiente, para a saúde e a qualidade de vida das pessoas, e também para a valorização dos imóveis.

Conforme regulamento da Agência Reguladora (Agepar), toda edificação urbana que disponha de rede pública de esgotamento sanitário deverá ser ligada a ela, seguindo o que determina o artigo 45 da Lei Federal nº 11.445/2007.

“Sendo assim, passados os 90 dias da liberação da rede e entrega do termo de adesão aos serviços de esgotamento sanitário, neste mês de dezembro iniciou-se a devida cobrança da tarifa de esgoto na cidade de Vitorino”, alerta, destacando que todas as cobranças pelos serviços da Sanepar são feitas diretamente na fatura mensal.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, que moram em imóveis de até 70 metros quadrados e têm consumo de até 2,5 mil litros de água por mês por pessoa, têm o benefício na redução da tarifa pelo programa Água Solidária. Pelo programa, a tarifa reduzida também se aplica à cobrança do esgoto. Para famílias cadastradas com consumo de até 5 metros cúbicos, o serviço de esgoto tem custo de R$ 6,55, e total de R$ 19,66 para água e esgoto.

Em caso de dúvidas sobre os serviços prestados pela Sanepar, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 200 0115, pelo site www.sanepar.com.br , pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br , WhatsApp 41 99544 0115 ou, ainda, na Central de Relacionamento com o Cliente na cidade, que fica na rua Roosevelt, 90, e funciona de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30.

Galeria

  • Estação de Tratamento de Esgoto tem capacidade para atender a demanda atual e futura do município