Notícias

O professor José Carlos de Paula, do Copati, explica que a cartilha é disponibilizada em versões para alunos e professores

Programa Pingo D’Água capacita mais professores

10/07/2013

Material didático do programa que está em sua 12ª edição é patrocinado pela Sanepar

A Sanepar e o Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati), sediado em Londrina, capacitaram nesta semana mais de 100 professores das cidades de Ponta Grossa, Carambeí, Piraí do Sul e Guamiranga para o Programa de Educação Ambiental Pingo D’Água, que está em sua 12ª edição.

O Pingo D’Água tem como objetivo contribuir para a proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi através da educação ambiental. A capacitação é voltada para professores do 5º ano da rede municipal de ensino, que irão desenvolver trabalhos para sensibilizar seus alunos sobre os problemas ambientais, buscando incentivá-los na busca de soluções para proteger e recuperar o ecossistema do Rio Tibagi.

“O processo de educação é do professor. Somos nós que devemos dar o pontapé inicial para desenvolver a consciência ambiental nas crianças, e o Pingo D’Água é um estímulo para que pensemos formas de trabalhar com os alunos a questão da preservação da água, este recurso natural que é de toda a humanidade”, afirma o professor José Carlos de Paula, do Copati.

Com projetos premiados pelo Pingo D’Água nos três últimos anos, a Escola Municipal Professora Geralda Harms Welbergen, de Carambeí, é destaque quando se trata de educação ambiental. Na edição 2012, o projeto A Água no Mundo, desenvolvido pela professora Bianca de Lourdes Bittencourt Kowal, conquistou o primeiro lugar e o Prêmio Destaque. O tema foi trabalhado de várias maneiras durante todo o ano letivo, incluindo palestras, confecção de maquetes, interpretação e produção de texto, entre outros. “Este ano, estou começando a explorar a importância da mata ciliar para a preservação dos corpos hídricos”, adianta Bianca.

Além de contribuir com apoio técnico, o material didático distribuído pelo programa Pingo D’Água recebeu patrocínio da Sanepar. A cartilha é disponibilizada em duas versões, uma dirigida aos alunos e um manual para os professores.

Saneamento - O saneamento ambiental está entre os sete grandes eixos temáticos trabalhados pelo Pingo D’Água. Durante a capacitação, a equipe da Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar aborda a importância do saneamento ambiental no contexto de bacias hidrográficas e as ações educativas da empresa nos processos de tratamento da água e de coleta e tratamento de esgoto, ressaltando o Compromisso do Rio ao Rio, que norteia a atuação da Sanepar. Os demais eixos temáticos tratados pelo Programa são: Água, fonte de vida; O surgimento da humanidade e sua evolução; Alteração ambiental; Uso racional da energia elétrica, Cidade limpa e Educação ambiental.

Os encontros de capacitação foram ministrados por José Carlos de Paula e Ana Lúcia Bonfat, do Copati, e Alciléia Jakeline Félix da Silva e Crislaine Mendes, da Sanepar.

 

Galeria

  • O professor José Carlos de Paula, do Copati, explica que a cartilha é disponibilizada em versões para alunos e professores
  • O material didático distribuído pelo Programa Pingo D’Água recebeu patrocínio da Sanepar
  • Com o material didático do Pingo D'Água, professores desenvolvem trabalhos para sensibilizar alunos sobre questões ambientais
  • Professores de Piraí do Sul e Carambeí participaram de capacitação na Biblioteca Pública Municipal de Carambeí