Notícias

Mais de 90% das ligações estão regularizadas nos trechos I e II do Rio Ressaca

Projeto de revitalização do Rio Ressaca chega à etapa final

11/10/2016

Trabalho de orientação já regularizou mais de 90% das ligações de esgoto em parte da bacia, diminuindo poluição do rio

As obras de canalização e revitalização do Rio Ressaca e de construção do Parque Linear, em São José dos Pinhais, entram na fase final. No sábado (8), atividades artísticas e recreativas com a comunidade marcaram a conclusão dos trabalhos socioambientais realizados na bacia. O Projeto do Parque Linear do Rio Ressaca foi desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhas, com parceria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O objetivo do projeto é controlar as cheias, reassentar a população ribeirinha de áreas de risco e criar áreas de lazer e acessibilidade para melhoria da qualidade da água do rio.

Com a finalização dos trabalhos, prevista para janeiro de 2017, a Sanepar dará continuidade às vistorias técnicas das ligações de esgoto nos imóveis da bacia e fará obras de substituição e expansão da rede coletora de esgoto. Numa área de 13 km², o projeto de revitalização foi dividido em três trechos. Os trabalhados começaram em 2010 com participação social e sensibilização para a conservação da bacia, a fim de prepará-la para as obras de canalização e revitalização do rio.

A Sanepar envolveu a comunidade por meio do programa ambiental Se Ligue na Rede, que visa a redução de lançamento da carga orgânica nos rios cujas bacias já são atendidas por sistema de coleta de esgoto. O resultado, que já pode ser constatado, é a melhoria dos aspectos paisagísticos, físicos e químicos da água do rio.

“O envolvimento da Sanepar na revitalização do Rio Ressaca está alinhado à gestão do saneamento por bacias hidrográficas. Desse modo, todo esforço de educação socioambiental para mudança de hábito da população gera um ganho em escala, não apenas para a melhoria local do rio, mas beneficiando toda a bacia. No caso do Ressaca, que é um afluente urbano do Rio Iguaçu, a revitalização traz melhoria da qualidade de vida na cidade e reflexos positivos para o mais importante Rio do Paraná”, destaca Glauco Machado Requião, diretor de Meio Ambiente da Sanepar.

Desde 2010, o Se ligue na Rede atendeu aproximadamente 17 mil pessoas (mais de 4.800 famílias) na Bacia do Rio Ressaca, realizando 20 reuniões comunitárias, 5.285 vistorias de ligações e visitas casa a casa para orientar sobre o uso consciente da água e a destinação correta do esgoto. Após as atividades do Se Ligue na Rede nos trechos I e II do rio, mais de 90% das ligações de esgoto da região estavam regularizadas.

Segundo o agente técnico Ênio Cesar Ceccon, representante da Sanepar no Grupo Gestor da Bacia do Rio Ressaca, após a conclusão do trecho III, será possível revitalizar e expandir a rede de esgoto, contribuindo ainda mais para a despoluição e renascimento do rio. “Na prática, queremos ver peixes ali novamente”, afirma.

Galeria

  • Mais de 90% das ligações estão regularizadas nos trechos I e II do Rio Ressaca
  • Evento marcou encerramento das atividades socioambientais na bacia