Notícias

O estudante Guilherme Ferreira dos Santos recebe orientações sobre a ficha de diagnóstico para o monitorar da qualidade da água

Projeto envolve estudantes em ações para preservar rios

22/11/2013

As 23 escolas onde o projeto está sendo desenvolvido foram visitadas em novembro

Para marcar o Dia do Rio, a ser comemorado no próximo domingo (24), alunos de escolas públicas de várias cidades vão trabalhar em mutirões e desenvolver atividades que integram o projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, promovido pela Sanepar, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria Estadual de Educação (SEED.

Em Ponta Grossa os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Polivalente promovem, neste sábado (23), o mutirão para a coleta de resíduos às margens do Arroio Madureira. Também vão distribuir material informativo sobre o projeto para a comunidade. Em Castro, também amanhã, os integrantes do projeto coletam amostras para análise da qualidade da água em 11 pontos do Rio São Cristóvão-Taboão. Em Guarapuava, haverá plantio de mudas, conscientização dos moradores e coleta de água do Rio Pocinho para análise na próxima semana. Em Foz do Iguaçu, haverá mutirão de limpeza do Arroio Romão no dia 6 de dezembro.

O projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio que vem sendo desenvolvido desde o mês de agosto, tem por objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade e estimular discussões sobre a qualidade e conservação dos recursos hídricos. Para isso, alunos da rede estadual participam do monitoramento da qualidade da água dos rios que compõem as bacias hidrográficas em que as escolas estão inseridas. A programação também inclui atividades como palestras, visitas técnicas, mutirões de limpeza, caminhada ecológica e plantio de mudas.

AVALIAÇÃO - Professores e alunos motivados a aprender e a contribuir para que os recursos hídricos sejam preservados foi o que a Sanepar e a Unilivre encontraram nas 23 escolas pelas quais passaram neste mês de novembro em 20 cidades do Paraná. Na avaliação da bióloga Priscila Sirigate Aplewicz, professora do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Polivalente, em Ponta Grossa, o projeto “Sustentabilidade” permite que os alunos vivenciem algo além do que já estavam acostumados. “Nunca vi um projeto tão abrangente e tão aplicado. Já desenvolvemos anteriormente atividade semelhante de monitoramento ambiental num arroio próximo à escola, porém nossa dinâmica de trabalho ficava mais restrita às práticas de laboratório. Agora, com enfoque no Arroio Madureira, os alunos estão tendo a oportunidade de participar de um trabalho mais abrangente, de contribuir de forma efetiva para que o Arroio seja revitalizado”, afirma.

Em Castro, o aluno Valtinei de Paula Rosa, do Curso Técnico de Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo, participa do monitoramento do Rio São Cristóvão-Tabuão. “Tem sido muito bom participar do projeto, é um diferencial no curso. Mudou a minha visão sobre nosso manancial e as necessidades de cuidados que devemos ter com o rio, que precisa de proteção”, destaca.

A gestora em educação socioambiental da Sanepar, Juliana Gonçalves Brandani, que visitou as escolas participantes para acompanhar o andamento do projeto em todo o Paraná, ressalta que “em todo o Estado os professores aderiram satisfatoriamente à iniciativa, e estão aproveitando a oportunidade para trabalhar conceitos técnicos que são tratados dentro da sala de aula de uma maneira prática. Além de contribuir para a formação dos alunos, o projeto possibilita que a comunidade tenha melhor conhecimento da bacia hidrográfica em que está inserida e com isso ajude a preservá-la”, reforça.

O gerente de projetos da Unilivre Eduardo Baptista lembra que o projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio é um desafio, e o sucesso obtido até agora se deve ao grande empenho de todos os envolvidos. “Como uma proposta multidisciplinar, percebemos que os professores têm se mobilizado e estão conseguindo trabalhar os conteúdos de forma integrada, e os alunos estão bastante motivados, inclusive levando as discussões e o conceito de sustentabilidade para suas famílias”, conclui.

Na Região Metropolitana de Curitiba, para celebrar o Dia do Rio, estudantes e escoteiros participam do mutirão para limpeza da área da Represa Piraquara 2.

Galeria

  • O estudante Guilherme Ferreira dos Santos recebe orientações sobre a ficha de diagnóstico para o monitorar da qualidade da água
  • Em reunião com a Sanepar e a Unilivre explicam como têm desenvolvido as atividades com os alunos