Notícias

Estudantes realizam a primeira coleta de amostra de água do projeto em Curitiba

Projeto leva estudantes a monitorarem qualidade da água

02/10/2013

Alunos de 23 escolas do Paraná vão participar do “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”

A Sanepar lançou nesta terça-feira (2), no Colégio da Polícia Militar Cel PM Felippe de Sousa Miranda, em Curitiba, o projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, desenvolvido em conjunto com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e a Secretaria Estadual de Educação. Pelo projeto, estudantes de 23 instituições, em 21 cidades do Paraná, vão monitorar a qualidade da água de rios vizinhos às suas escolas. O objetivo das promotoras é disseminar o conceito de sustentabilidade e como este pode ser aplicado à qualidade e à conservação dos recursos hídricos. “Com este trabalho, pretendemos aproximar a comunidade escolar da questão da sustentabilidade, dando visibilidade aos rios, estimulando a discussão sobre a responsabilidade de cada um no cuidado com o meio ambiente, em especial com a água”, disse o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber.

Estavam presentes no lançamento do projeto professores e alunos das três escolas de Curitiba que farão parte desta primeira etapa do projeto: o Colégio da Polícia Militar (PM), o Colégio Estadual Professor Elysio Vianna e o Colégio Estadual Newton Freire Maia. Durante o lançamento, foi realizada, no Córrego Vila Izabel, a primeira coleta de amostra de água do projeto em Curitiba. “Este trabalho com os alunos muito nos orgulha e tenho certeza que dará bons frutos”, afirmou o Major Josseguai Ribeiro, comandante do Colégio da PM. Para a professora Sheila Cristhina da Rocha Ferreira, do Colégio Estadual Elysio Vianna, o projeto é um despertar para a realidade. “Os alunos vão saber de onde vem e para onde vai o esgoto e que danos ele pode trazer ao meio ambiente quando jogado irregularmente nos rios”, disse .

Cada escola será responsável pelo monitoramento de um rio. O Colégio Militar será responsável pelo Córrego Vila Izabel, que passa pelos bairros Vila Izabel, Santa Quitéria, Portão, Água Verde e Seminário, e faz parte da Bacia do Rio Barigui. O Colégio Newton Freire Maia ficará com o Rio Timbu, que pertence ao Sistema do Altíssimo Iguaçu e passa pelos municípios de Campina Grande do Sul e Quatro Barras, desaguando no Reservatório do Iraí. E o Colégio Elysio Vianna cuidará do Córrego Areiãozinho, que é um afluente do Rio Belém, e passa pelo bairro Jardim das Américas e tem a foz no Uberaba.

Para o estudante do Colégio Militar, Diego Amaral de Oliveira, este trabalho será um exemplo para outras gerações. “Vamos evitar que o local seja afetado pela poluição e vamos ensinar a preservar, ações importantes que vão ficar para nossos filhos”, afirmou. As alunas do Colégio Estadual Newton Freire Maia, Nathália da Silva, Evelyn Mayara Guimarães Pereira e Éster Otto de França também estão empolgadas com o projeto. Elas contam que já têm no currículo do curso matérias sobre o meio ambiente e recursos hídricos. “A parte prática dessas matérias teremos agora”, falou Éster.

No final do ano, os alunos que trabalharam no projeto passarão os conhecimentos adquiridos para uma nova turma para que o projeto não deixe de existir, sempre sendo mantido e renovado por novos alunos.

Galeria

  • Estudantes realizam a primeira coleta de amostra de água do projeto em Curitiba
  • Professora Sheila Cristhina da Rocha Ferreira e alunos do Colégio Estadual Elysio Vianna
  • Diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, na abertura: comunidade escolar e sustentabilidade
  • Estudante do Colégio Militar, Diego Amaral de Oliveira: ações importantes que vão ficar para nossos filhos
  • Nathália da Silva, Evelyn Mayara Guimarães Pereira e Éster Otto de França: parte prática
  • Major Josseguai Ribeiro, comandante do Colégio da PM: bons frutos