Notícias

Capacitação em Apucarana reuniu 25 professores do quinto ano do Ensino Fundamental

Projeto vai capacitar mais 2.440 professores em 35 municípios

12/07/2012

A Sanepar e o Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati), sediado em Londrina, acabam de iniciar a programação do Projeto de Educação Ambiental Pingo D’Água de 2012. Neste ano, serão capacitados 2.440 professores do quinto ano do Ensino Fundamental, de escolas municipais, de 35 municípios da bacia do Tibagi. O objetivo é torná-los agentes multiplicadores para levar o conhecimento sobre a importância da proteção da bacia para 33.390 alunos até o mês de dezembro.
Dois encontros já aconteceram e viabilizaram a capacitação de 48 professores das cidades de Arapongas e Apucarana. O programa aborda, entre outros assuntos, o saneamento ambiental com foco no uso correto da rede coletora de esgoto. O tema, que vem sendo fortemente trabalhado pela Sanepar como fator essencial para a proteção dos mananciais, foi apresentada pelo técnico de meio ambiente Silvio Fachini e pela gestora ambiental Andréa Fontes da Silva, ambos da Unidade de Serviço de Educação Ambiental (USEA), de Arapongas e Londrina, respectivamente. Para julho estão previstos mais dois encontros: Leópolis (20) e Cornélio Procópio (27).
A presidente do Copati, Lúcia Helena Batista Gratão, afirma que o Pingo D’Água é um programa consolidado e que cumpre seu papel junto à comunidade. “A formação dos professores como multiplicadores é essencial. Trabalhar com água é trabalhar com confluências, encontros e parcerias. Sem eles as coisas não acontecem”, comenta. “Estamos envolvendo os municípios, professores e alunos e assim fazendo que cada pingo de sensibilização forme a grande bacia”, destaca.

Parceria - A Sanepar é parceira do Copati no Pingo D’Água desde sua criação, há 11 anos. O programa coleciona quatro importantes prêmios: Expressão Ecologia – 2003, Ministério das Cidades – 2006, Agência Nacional das Águas (ANA) – 2008 e Ministério do Meio Ambiente – 2010. No total, já foram envolvidos 12 mil educadores e 150 mil alunos, de 36 municípios. Neste ano, a Sanepar está viabilizando todo o material didático para professores e alunos. O investimento é de R$ 50 mil. Além dos recursos, a Sanepar fornece conhecimento e apoio técnico.
Além da Sanepar e Consórcio Cruzeiro do Sul, os demais parceiros do Pingo D’Água, são da iniciativa privada: Klabim Papéis, BRF Brasil Foods, Rondopar, Econorte, Tamarana Metais, Cia Cacique, Cia Iguaçu, Dori Alimentos, Karamuru Alimentos, Pedreira Ica, Confepar, Tetra Pak, Transportes Coletivos Grande Londrina e Milênia Agrociências.

 

 

Galeria

  • Capacitação em Apucarana reuniu 25 professores do quinto ano do Ensino Fundamental
  • Pingo D’Água 2012 começa pela capacitação de 23 professores de Arapongas