Notícias

Moto utilizada pela equipe da Sanepar em atividades de campo

Sanepar abre visitas monitoradas ao Museu do Saneamento

20/05/2015

Espaço Tarumã fica no prédio onde funcionou a primeira Estação de Tratamento de Água de Curitiba

Em comemoração à Semana dos Museus, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) abriu o seu Museu de Saneamento a visitas monitoradas. Inaugurado em 2014, o Museu do Saneamento preserva a memória e a história das atividades ligadas ao setor no Paraná.

O Museu funciona no Espaço Tarumã, em Curitiba, no prédio onde funcionava a Estação de Tratamento de Água Tarumã, a primeira de Curitiba, construída em 1945 e agora desativada. A reforma teve início em fevereiro de 2010 e foi concluída em junho de 2013, com um custo de R$ 2,35 milhões. Parte do espaço é utilizada pelo Museu e outra, pelo Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETS), também da Sanepar e onde são desenvolvidas pesquisas sobre saneamento.

Com mais de 8 mil itens, que abrangem o período de 1904 aos dias atuais, o acervo é formado por equipamentos, objetos, mobiliários, vestuários, documentos, veículos de transporte, fotografias, audiovisuais, mapas, plantas e projetos de engenharia. Tudo está catalogado em meio digital e disponível para consulta no local, de forma a incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento na área.

BATA O PONTO – Ao visitar o espaço, é possível “bater o cartão” na antiga máquina utilizada para registrar a entrada e a saída do local do trabalho pelos empregados da Sanepar. O registro é feito em um marcador de página, que serve como lembrança da visita ao Museu. Vale se apaixonar pela moto vespa “L 19”, utilizada pelas equipes da Sanepar em atividades de campo.

Numa das salas de exposições, está aberta atualmente a exposição “Dos Olhos d'água à Sanepar”, com objetos e painéis de textos e fotos que tratam dos momentos mais marcantes na evolução da empresa e do saneamento no Paraná desde 1853 até os dias atuais. “A exposição foi produzida para mostrar os momentos históricos da Sanepar, em seus 50 anos, no contexto do saneamento do Estado, valorizando o patrimônio histórico, tecnológico e cultural da empresa”, explica Junio Ferreira Lima, responsável pela área de patrimônio da Companhia.

Em área construída de cerca de 5 mil m², o Museu abriga salas de exposição de longa e curta duração, reserva técnica, laboratório de conservação, auditório com capacidade para 168 pessoas e estacionamento.

O espaço está aberto à visitação pública até o dia 29 de junho, para grupos de escolas e comunidade, com agendamento pelo e-mail: visitas@sanepar.com.br. O Museu fica na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, e funciona das 9h às 11h e das 14h às 16h, de terça a sexta-feira.

Galeria

  • Moto utilizada pela equipe da Sanepar em atividades de campo
  • Exposição e acervo de 8 mil itens compõem o Museu do Saneamento
  • Espaço Tarumã abriga as instalações do Museu do Saneamento e já foi a primeira estação de tratamento de água de Curitiba
  • A lembrança da visita é um marcador de página, que pode ter a data registrada numa antiga máquina de “bater o ponto”