Notícias

Operação Verão teve abertura oficial no dia 21

Sanepar alerta para uso racional da água no Litoral

27/12/2018

Produção de água será 24 horas por dia nas estações de tratamento, que ampliam de 30 milhões para mais de 80 milhões de litros/dia

A Sanepar alerta os banhistas que se preparam para passar o fim de semana e a virada de ano no Litoral para que usem a água de forma racional, evitando desperdícios. Neste período de maior consumo, a Sanepar aumenta a produção diária de água de 30 milhões de litros para mais de 80 milhões de litros, com as estações operando 24 horas por dia.

A Estação de Tratamento de Água Praia de Leste, que é a maior do Litoral e abastece Pontal do Paraná e Matinhos, tem a produção aumentada de 8 milhões de litros/dia para 45 milhões de litros/dia. “Estamos preparados para o aumento do consumo, mas é importante que as pessoas adotem medidas de cuidado ambiental com a água, sem desperdícios”, afirma o gerente regional da Sanepar no Litoral, Arilson Mendes.

Ele destaca que, principalmente, entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro, a população deve evitar lavar calçadas e carros e também não se deve trocar a água de piscinas, mesmo as pequenas. “Se todos usarem a água de forma racional, ela é suficiente para abastecer o Litoral, mesmo neste período”, alerta.

BALNEABILIDADE – Com as obras de ampliação da rede coletora de esgoto no Litoral, executadas de 2015 a 2018, houve um aumento de mais de 27 mil ligações de imóveis à rede coletora em Matinhos e Pontal do Paraná, que abrigam a maior parte das praias paranaenses e as mais frequentadas. Somente em 2018, foram 12 mil novas ligações.

Os investimentos nessas obras foram de R$ 252 milhões, o que elevou o índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto na região para 78%, o maior indicador de áreas litorâneas entre os municípios atendidos por companhias estaduais de saneamento. Antes das obras o índice era de 52%.

Foram implantados 515 km de rede coletora de esgoto e 29 estações elevatórias e substituídas redes antigas. Além disso, outros R$ 50 milhões estão sendo investidos nas estações de tratamento de esgoto de Matinhos e Pontal do Paraná, ampliando a capacidade de tratamento.

DICAS DE USO RACIONAL DA ÁGUA – Não é necessário trocar a água da piscina diariamente. Para manter a qualidade da água, basta adicionar água sanitária com 2% de cloro ativo, o que é suficiente para deixar a água livre de bactérias e sem aspecto sujo e esverdeado. Mas atenção: deve ser utilizada água sanitária pura, sem aromatizantes e detergentes.

Adicionar 10 ml de água sanitária para cada 100 litros de água, ou 100 ml de água sanitária para cada mil litros de água. A adição de água sanitária deve ser diária. Após colocar a água sanitária, aguardar pelo menos uma hora para utilizar a piscina novamente.

Outra medida importante é cobrir a piscina quando não estiver em uso. A capa ajuda a mantê-la limpa, evitando a entrada de sujeira, pó, folhas e insetos.

Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, ensaboa as mãos ou a louça também evita o desperdício de água. A ducha, após o banho de mar, deve ser rápida. O chuveiro aberto por 5 minutos libera 70 litros de água.

A Sanepar também orienta a limpar as calçadas com vassoura para tirar a areia, folhas e outros dejetos. A água da mangueira não deve ser utilizada para “varrer” a sujeira. 

Galeria

  • Operação Verão teve abertura oficial no dia 21