Notícias

Os novos reservatórios cilíndricos têm capacidade para armazenar de 50 mil até 150 mil litros de água

Sanepar amplia capacidade de reserva de água na região Oeste

27/08/2015

Investimentos deverão garantir o abastecimento em 12 sistemas da região de Cascavel já para o próximo verão

Para reforçar os sistemas de abastecimento e garantir o fornecimento ininterrupto com água tratada aos moradores, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai instalar 12 reservatórios em localidades da região Oeste. As unidades de reservação de água têm capacidade de armazenamento que varia de 50 a 150 mil litros e vão beneficiar os moradores de Ramilândia, Braganey, Catanduvas, Anahy, Boa Vista da Aparecida, Lindoeste, Iguatu, Penha e Ouro Verde do Piquiri no município de Corbélia, Vila Agro Cafeeira, em Matelândia, e Rio do Salto e Juvinópolis, distritos de Cascavel.

Os reservatórios custaram mais de R$ 1,7 milhão. A Sanepar está preparando agora a licitação das bases de sustentação e da instalação dos equipamentos. De acordo com o gerente da Sanepar Renato Mayer Bueno, estes sistemas estão trabalhando no limite da capacidade de armazenamento. “Com a instalação dessas unidades, a Sanepar quer garantir o abastecimento aos moradores e eliminar possíveis riscos de desabastecimento em qualquer situação de manutenção, de falta de energia e até mesmo de estiagem prolongada”, reforça o gerente.

As unidades de reservação de água são fabricadas com fibra de vidro, em formato cilíndrico com três metros de diâmetro cada uma. O que varia, em termos de capacidade, é a sua altura. Juntos, os 12 reservatórios vão armazenar 1,05 milhão de litros de água. No município de Corbélia, o Distrito de Ouro Verde do Piquiri terá aumento de 500% no volume de água reservada no sistema e Penha passará de 28 mil para 75 mil litros a capacidade dos reservatórios. Já na Vila Agro Cafeeira, a reserva do sistema será triplicada para atender os 730 domicílios abastecidos pela Sanepar. Em Anahy e Iguatu a ampliação mais que duplica a capacidade do sistema. E os distritos de Rio do Salto e Juvinópolis terão dobrado o volume de água: de 50 para 100 mil litros.

RESERVA DOMICILIAR – Assim como a Sanepar instala reservatórios, é recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que os imóveis também tenham caixa-d’água domiciliar com capacidade suficiente para atender a demanda da residência, comércio, escola, indústria ou outro tipo de imóvel. “É muito importante que a população tenha seu reservatório para que, em casos de interrupção no abastecimento, a água armazenada possa ser utilizada para o consumo daquele imóvel”, alerta Renato Bueno. A recomendação também é válida para quando houver manutenção interna ou reparo hidráulico no imóvel.

Galeria

  • Os novos reservatórios cilíndricos têm capacidade para armazenar de 50 mil até 150 mil litros de água