Notícias

Reservatórios são içados para ser instalados na base

Sanepar amplia capacidade de reservação de água em Mangueirinha

10/11/2014

Transporte e instalação dos reservatórios requer operação e equipamentos especiais

A cidade de Mangueirinha, na Região Sudoeste do Estado, recebeu mais dois reservatórios de água que ampliam em 50% a capacidade de reservação do sistema. A Sanepar está investindo cerca de R$ 200 mil para colocar em operação as duas unidades que armazenam juntas 200 mil litros de água. O gerente geral da Sanepar na região, Renato Mayer Bueno, explica que “com a implantação dos reservatórios, a Sanepar supre a necessidade do sistema e garante o abastecimento nos horários de maior demanda da população”.

No local foi feita a terraplenagem e construídas bases de concreto para apoiar os tanques que medem 14,6 metros de comprimento. As unidades pesam cerca de 6 toneladas quando vazias e, quando cheias, chegam a 106 toneladas cada uma. Os reservatórios foram transportados em caminhão-prancha e levaram cinco dias para percorrer os 420 quilômetros do trecho entre Maringá e Mangueirinha. Para posicioná-los corretamente foi feita uma operação especial, utilizando-se um guindaste e uma lança de 52 metros de altura.

Os dois reservatórios já foram interligados ao sistema e, na quarta-feira (12), vão passar pelos processos de limpeza e desinfecção. As duas unidades entram em operação e começam a abastecer os moradores de Mangueirinha na quinta-feira (13).

Galeria

  • Reservatórios são içados para ser instalados na base
  • Reservatórios são içados para ser instalados na base
  • Bases de concreto foram construídas para apoiar os reservatórios que chegam a pesar 106 mil quilos
  • Guindaste, com lança de 52 metros de altura, ajuda a levantar os tanques