Notícias

Sanepar amplia rede de esgoto em São Mateus do Sul

24/05/2013

Companhia está investindo R$ 1,5 milhão na implantação de 15 quilômetros de rede

A Sanepar está ampliando a rede coletora de esgoto da cidade de São Mateus do Sul. Com recursos de R$ 1.572.490,00, estão sendo implantados 15 quilômetros de rede coletora. As famílias que passarão a ter rede coletora na frente do imóvel participaram da reunião realizada, na última semana, para ensinar os moradores a ligar-se de forma correta na rede da Sanepar.

A ligação precisa ser feita dentro das normas técnicas para reduzir a poluição dos rios e garantir a efetividade dos recursos aplicados pelo Governo do Estado, por meio da Sanepar. A atividade integra o Programa Se Ligue na Rede que busca mostrar às famílias beneficiadas a responsabilidade que todo cidadão deve ter no uso adequado da rede de esgoto, que é dimensionada para receber apenas as ”águas servidas”. Isto significa que a rede da Sanepar não comporta água da chuva, nem lixo.

A reunião comunitária ocorreu na Vila Buaski e fez parte da primeira etapa do trabalho socioambiental, que será realizado nas vilas beneficiadas com a nova obra da Sanepar. “Apresentamos as etapas de implantação da rede, os investimentos, benefícios da rede coletora, esclarecemos sobre a correta interligação dos imóveis à rede, como são feitas as vistorias e o processo de tratamento de esgoto no município de São Mateus do Sul”, disse Alciléia Félix da Silva, agente técnico administrativo da Diretoria de Meio Ambiente da Sanepar (DMA). Serão beneficiadas 462 famílias das vilas Buaski I e II, do Jardim Dona Hermínia e da Vila Americana.

A coordenadora de Clientes da Unidade Regional da Sanepar de União da Vitória (URUV), Gisele Boz Colita, apresentou os custos da ligação residencial à rede de esgoto, as tarifas de água e esgoto, e detalhou os critérios para inclusão na tarifa social. “É importante que o cliente entenda como é calculada a tarifa da Sanepar”, ressaltou. Nessa primeira reunião, participaram cerca de 40 pessoas, todos moradores da área da obra.

Quando a rede estiver pronta, os moradores serão visitados pelos agentes da Sanepar e receberão um comunicado autorizando a interligação da sua residência. Em breve, cada cliente será visitado para receber novamente orientações sobre a correta interligação à rede. Só depois disso começará a etapa de Vistorias Técnicas Ambientais, quando serão verificados todos os pontos de lançamento de esgoto.

Treinamento - Empregados da Sanepar e funcionários da empresa terceirizada que presta serviços de manutenção também foram treinados. “No treinamento, apresentamos as regras do Se Ligue na Rede e as etapas do trabalho socioambiental, que deve ocorrer paralelo à obra”, explicou Luciana de Fátima Garcia, gestora de Educação Socioambiental da Sanepar. Cerca de 25 pessoas foram treinadas.

 

 

Galeria