Notícias

Sanepar anuncia início de obras de esgoto em Reserva

18/10/2013

Cidade poderá chegar a 90% de cobertura com a rede de esgoto em 2015

Nos próximos dois anos, Reserva poderá alcançar o índice de mais de 90% de cobertura com o sistema de esgotamento sanitário da Sanepar. Hoje o índice é de 50,7%. O anúncio foi feito pelo gerente regional da Sanepar Juarez Wollz, durante reunião na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Luiz Vonsniak, representantes do Legislativo e equipe da Sanepar, na quarta-feira (16).

Em algumas semanas, a Sanepar dará início às obras para ampliar o sistema de esgotamento sanitário do município, que incluem a instalação de mais 15 quilômetros de rede coletora, 500 novas ligações prediais e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto existente, que terá sua capacidade dobrada. Os investimentos somam R$ 3,5 milhões e as obras deverão ser concluídas em 2015.

“É uma grande alegria vir anunciar uma obra que representa melhoria para a qualidade de vida da população. O Governo do Estado, através da Sanepar, mais uma vez está cumprindo o seu papel, que é o de trabalhar para universalizar os serviços de saneamento, buscando cada vez mais viabilizar recursos para atender os municípios da região”, destaca Juarez Wollz.

Para o prefeito Luiz Vosniak, o anúncio de início imediato da obra é uma conquista para a cidade. “Muito nos orgulha saber que mais de 90% da nossa cidade vai estar coberta pela rede de esgoto. De nada adianta termos ruas asfaltadas, se o esgoto estiver sendo lançado de forma indevida. Temos que olhar pelo bem-estar de nossa gente e para o meio ambiente, ter a preocupação quanto à forma que iremos devolver para a natureza a água que usamos, e para isso contamos com o apoio da Sanepar”, reforça. O presidente da Câmara, vereador Orlei Ferreira, destacou a importância do grande volume de investimentos em saneamento em Reserva. “É mesmo impressionante, é um momento que vai ficar na história da cidade”, afirma.

CIDADE MELHOR – Durante a reunião, a engenheira responsável pelas obras, Rafaela Simionatto Kahl Santos, lembrou que também será preciso contar com a compreensão da população. “Os trabalhos poderão causar alguns inconvenientes temporários, mas todos os pavimentos serão recompostos e devolveremos uma cidade ainda melhor, com a disponibilidade da rede coletora de esgoto”, informa. As obras serão executadas pela empreiteira TCS Topografia e Construção. “Já locamos um barracão e estamos providenciando o canteiro de obras”, adianta o engenheiro Juarez Spinardi Rosas, representante da empresa. Segundo ele, serão contratadas pessoas da cidade para trabalharem nas obras.

 

Galeria