Notícias

A reunião aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Toledo

Sanepar apresenta alternativas para nova captação

28/11/2012

A ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Toledo foi discutida na manhã desta terça-feira (27), na Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT). Nos estudos apresentados, foram consideradas quatro alternativas possíveis para captação da água a ser tratada: no rios São Francisco, Guaçu, Santa Quitéria e no Lopeí, associada ao Rio Toledo, com a mudança do atual ponto de captação. As duas primeiras alternativas foram descartadas, por razões técnicas e ambientais. A partir de agora, representantes da Sanepar, do município de Toledo, dos órgãos ambientais e da Promotoria de Justiça vão aprofundar os estudos sobre as outras duas alternativas apresentadas.
A necessidade de ampliação do sistema, com instalação de novo ponto de captação de água, foi confirmada pelos levantamentos preliminares da Sanepar. “É necessário expandir a infraestrutura para acompanhar o crescimento da cidade”, disse o gerente geral Sudoeste, Renato Mayer Bueno, que apresentou os estudos.
Apesar de a empresa ter colocado em operação um poço, nas margens do Rio Toledo, o sistema de abastecimento da cidade está operando na capacidade máxima, exigindo novos investimentos para garantir o abastecimento da cidade, que conta hoje com 43,3 mil domicílios atendidos com água tratada. Mais um poço, que está em fase de testes, vai atender a demanda da população até 2017. A partir daí o abastecimento terá de ser feito pela nova captação.
Renato explicou que a captação superficial é a mais adequada para Toledo porque os poços perfurados para auxiliar no abastecimento têm apresentado redução de vazão. “Do poço 16, localizado na Linha Floriano, na saída para Palotina, que produzia em média 2 milhões de litros de água por dia, hoje só é possível extrair dele 300 mil litros a cada 24 horas”.
Participaram da reunião o prefeito José Carlos Schiavinato, o prefeito eleito Beto Luniti, o vereador Leoclides Besognin, representando a presidência da Câmara Municipal, o promotor de Justiça, Giovani Ferri, secretários municipais, vereadores, representantes do Instituto das Águas e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e lideranças da comunidade.

Galeria

  • A reunião aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Toledo
  • Alternativas de captação de água a serem estudadas são nos rios Santa Quitéria e no Lopeí, associada ao Rio Toledo
  • Uma comissão de profissionais de vários segmentos da sociedade local vão aprofundar os estudos nas das alternativas