Notícias

O gerente da Sanepar, Renato Bueno, apresenta aos vereadores os investimentos que estão em andamento na cidade

Sanepar apresenta aos vereadores os investimentos em Cascavel

28/05/2013

Com mais de 280 km de rede coletora, 90% da população urbana contará com coleta de esgoto

As obras que a Sanepar está executando em Cascavel, os investimentos previstos para os próximos anos e as metas de atendimento para a cidade foram apresentados, na manhã desta segunda-feira (27), na Câmara Municipal. O gerente geral, Renato Mayer Bueno, atendeu ao convite do vereador Marcos Rios e do presidente da Câmara, Márcio Pacheco.

Nesta etapa, em diversos lotes, estão sendo implantados mais de 240 quilômetros de rede coletora de esgoto e 13,8 mil ligações domiciliares. Estão sendo contemplados os bairros Interlagos, Periollo, Brasmadeira, Clarito, Brasília I, Cascavel Velho, Cataratas, São Cristóvão e parte do Tarumã.

Renato informou ainda que a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto Melissa está sendo ampliada de 100 para 250 litros por segundo. Com isso, esta unidade passará a atender a Região Norte. A empresa também está concluindo a implantação de 20 quilômetros de redes esparsas e 800 ligações em diversos bairros da cidade.

Nova licitação – Os vereadores também foram informados que a Sanepar abriu concorrência pública para mais uma ampliação do sistema de esgoto da cidade. A abertura das propostas está prevista para 14 de junho. Neste empreendimento, a Sanepar vai ampliar a Estação de Tratamento de Esgoto da Região Sul e implantar 21 quilômetros de redes coletoras de esgoto para atender aos moradores do Jardim Presidente, parte dos bairros Cataratas e Pacaembu.

Até o final de 2014, o índice de cobertura da rede coletora de esgoto da cidade deverá ultrapassar a casa dos 90%, antecipando o cumprimento da meta prevista para 2022. "A Câmara de Vereadores conheceu o grande salto na infraestrutura de água e esgoto de Cascavel, preparando-a para um futuro sustentável”, afirmou Renato.

Abastecimento - Para manter o índice de 100% na cobertura com a rede de distribuição, garantir o abastecimento da cidade e acompanhar a demanda oriunda do crescimento da população, a Sanepar está colocando em operação mais dois poços, perfurados na Colônia Barreiro e vai licitar as obras para implantação da captação no Rio São José.

Após a apresentação, o gerente respondeu aos questionamentos dos vereadores sobre investimentos, custos operacionais, alterações nas faturas de água e da situação de alguns loteamentos da cidade.

O presidente da Câmara, Márcio Pacheco, elogiou o empenho da Sanepar em informar as autoridades e a população sobre os investimentos. Já o vereador Marcos Rios se mostrou satisfeito com as explicações do gerente. "A Sanepar tem realizado obras significativas na cidade", disse ele.

 

 

 

 

Galeria

  • O gerente da Sanepar, Renato Bueno, apresenta aos vereadores os investimentos que estão em andamento na cidade
  • Comunidade acompanha a apresentação dos investimentos da Sanepar nos sistemas de água e de esgoto