Notícias

Presidente faz apresentação sobre PPP do Centro-Litoral

Sanepar apresenta cronograma para atingir meta de saneamento no Centro-Litoral

15/12/2023

Ambiental Paraná assumirá serviços em 16 cidades do Centro-Litoral no fim de janeiro

 

A Sanepar apresentou nesta sexta-feira (15) detalhes do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que está em fase de operação assistida em 16 cidades do Centro-Litoral. Participaram prefeitos e representantes dos Municípios, os diretores da Sanepar Claudio Stabile (Presidência), Sergio Wippel (Operações) e Toco Zanetti (Comercial), o gerente de PPP da Sanepar, Christiano Marchiorato Dobignies, a presidente da Ambiental Paraná, Bruna Buldrini, e o diretor executivo da Ambiental, Rafael Fendrich.

A Ambiental foi contratada pela Sanepar, por meio de concorrência pública, para executar obras e fazer a operação do sistema de esgotamento sanitário nessas 16 cidades por um período de 24 anos.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destacou que o modelo de PPP foi a opção da Sanepar para acelerar a implantação e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, a fim de alcançar a meta de 90% de população atendida até o ano de 2033. “Cada ano que pudemos antecipar na prestação de coleta e tratamento de esgoto, antes de 2033, é saúde pública e preventiva que chega mais rápido à população”, disse.

Em 25 de janeiro de 2024, a Ambiental Paraná assume a operação dos sistemas de esgoto já existentes e inicia o processo de elaboração de projetos de implantação onde isso é necessário. As 16 cidades têm uma população em torno de 421 mil pessoas. Atualmente, há 13 estações de tratamento de esgoto, 44 estações elevatórias, 1.825 quilômetros de rede coletora e 126 mil economias de esgoto.

Os investimentos a serem feitos pela Ambiental Paraná nesses 24 anos vão somar cerca de R$ 1,1 bilhão. Serão implantados mil quilômetros de rede coletora, 12 estações de tratamento de esgoto, 180 estações elevatórias e mais 66 mil economias. Além das obras, a Ambiental fará a operação dos sistemas, a manutenção das redes e as vistorias técnicas ambientais.

Mesmo com a PPP, a Sanepar é quem continuará fazendo o atendimento aos clientes. Qualquer solicitação de serviços – seja de água ou de esgoto – deve ser feita diretamente à Sanepar. O relacionamento com as prefeituras também segue sob responsabilidade da Sanepar.  

PPP Centro-Litoral: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Piên, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro e Tijucas do Sul.

 

 

Galeria

  • Presidente faz apresentação sobre PPP do Centro-Litoral