Notícias

Evento de assinatura de parceria com Associação de Eficiência Energética

Sanepar assina parceria com Associação de Eficiência Energética

14/12/2023

Objetivo é desenvolver pesquisas e inovações em eficiência hidroenergética no saneamento ambiental

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a primeira empresa de saneamento do país a firmar parceria com a Associação de Eficiência Energética no Saneamento Ambiental (AEESA), com o objetivo de executar de forma conjunta atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em eficiência energética no saneamento ambiental. Um Memorando de Entendimento foi assinado na tarde desta quinta-feira (14), em São Paulo, pelo diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, pelo diretor de Inovação e Novos Negócios, Anatalicio Risden Junior, e pela presidente da AEESA, Flávia Witkowski Frangetto.

A celebração da parceria foi durante um evento sobre eficiência energética no saneamento, no Instituto de Energia e Ambiente, da Universidade de São Paulo (USP). O presidente da Sanepar destacou a importância da parceria, que trará novos conhecimentos para a Companhia. “A Sanepar tem executado vários projetos de eficiência energética e energias renováveis e é importante que essas práticas se disseminem entre as empresas do setor, que tem grande potencial de eficientização”, disse.

O representante da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), vinculada ao Ministério das Minas e Energia, George Alves Soares, cumprimentou e agradeceu a Sanepar pela parceria assinada com a AEESA. “Que esta parceria seja um sucesso e suscite novos casos com a participação de outras empresas do setor”, disse.

O especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, participou do evento como palestrante. Possetti detalhou as ações e pesquisas executadas pela Companhia em eficientização energética e energias renováveis, com destaque para as iniciativas de otimização de sistemas e mitigação de perdas de água com o uso de inteligência artificial, migração para o mercado livre de energia, energia solar flutuante, aproveitamento energético de biogás e produção de hidrogênio renovável.

AEESA - A Associação surgiu do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) voltado à conservação de energia elétrica no saneamento, criado pela Eletrobras e hoje conduzido pela ENBPar. A AEESA tem a missão de otimizar o consumo de energia e água no saneamento brasileiro por meio da aplicação dos conhecimentos produzidos por uma rede de 10 em laboratórios de universidades federais, que desenvolve pesquisas e novas tecnologias voltadas à conservação de energia elétrica.

ENBPAR – A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional é vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada em 2022 com a privatização da Eletrobras. É responsável pelas empresas Itaipu Binacional e Eletronuclear (Usinas Angra 1, 2 e 3). Faz a gestão das políticas públicas de universalização de energia elétrica (Luz Para Todos), Mais Luz para a Amazônia, Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfra) e ações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

 

Galeria

  • Evento de assinatura de parceria com Associação de Eficiência Energética