Notícias

Trabalhadores da limpeza das praias se reuniram em Matinhos

Sanepar contabiliza mais de 670 toneladas de resíduos recolhidos no Litoral nesta temporada

07/03/2022

Limpeza no Superagui encerra as atividades especiais da Companhia na temporada de veraneio


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) retirou 676.379 quilos de resíduos em atividades de limpeza no Litoral durante esta temporada da Operação Verão Paraná Viva a Vida. Nesta edição, 130 trabalhadores atuaram na limpeza, em 48 quilômetros lineares da orla, de 17 de dezembro de 2021 a 5 de março de 2022. A Sanepar atendeu diariamente os municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e realizou quatro atendimentos experimentais em Guaraqueçaba e Morretes. A média diária de lixo retirado das praias e do entorno de rios litorâneos foi de mais de 10 toneladas.

A atividade de limpeza foi encerrada com a coleta de resíduos na Ilha do Superagui, em Guaraqueçaba, no último sábado (5), concluindo a operação deste verão com a coleta de mais de 187 quilos de lixo num só dia de trabalho. Esta foi a primeira temporada em que a Sanepar atuou na Ilha com esse serviço. Para o veranista Igor Koppe, o trabalho é ótimo porque interfere positivamente na preservação da vida. “Andamos pela praia e não achamos nenhum lixo. Acho importante esse serviço porque aqui temos diversos animais, como peixes e mamíferos, e também por causa da população que vive em Superagui”, afirma.

NÚMEROS DA LIMPEZA – O maior volume de resíduos retirado num só dia nessa temporada foi de 23.776 quilos, no primeiro dia do ano de 2022. O segundo dia com maior retirada de lixo ocorreu em fevereiro, no domingo de Carnaval, com a coleta de 17.707 quilos.

Na execução das atividades no Litoral, a Sanepar gerou 165 vagas temporárias de empregos diretos para atividades como supervisor, gestor, coletor e apoio administrativo. Os trabalhadores estiveram reunidos neste domingo (6), em Matinhos, para avaliar o serviço e encerrar oficialmente as atividades. Também participaram da reunião o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, os gerentes da Sanepar Ronald Gervasoni (Educação Socioambiental) e Rodrigo Junqueira (Litoral) e o secretário de Meio Ambiente de Matinhos, Ari Nomax, além dos saneparianos que atuaram como gestores e fiscais de todo o processo nos cinco municípios do Litoral.

OUTROS SERVIÇOS – Além da limpeza na orla, a Sanepar também ofereceu outros serviços especiais neste verão, como duchas ecológicas instaladas na areia, distribuição de 50 mil brindes educativos e cadeiras anfíbias, para proporcionar um banho de mar seguro a idosos e pessoas com deficiência. Entre dezembro e janeiro, quando os serviços foram encerrados, as duchas foram utilizadas mais de 23 mil vezes e as cadeiras, mais de 100 vezes. O trabalho das duchas ecológicas e das cadeiras anfíbias foi realizado em parceria com as secretarias de Estado da Educação e do Esporte (SEED) e da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Os brindes educativos foram distribuídos em recreações promovidas pela Superintendência Geral do Esporte (Paraná Esportes).

Galeria

  • Trabalhadores da limpeza das praias se reuniram em Matinhos
  • Coleta de resíduos em Superagui encerrou as atividades neste verão
  • Coleta de resíduos em Superagui encerrou as atividades neste verão
  • Sanepar gerou 165 vagas temporárias de empregos diretos nesta edição da Operação Verão