Notícias

Sanepar destina R$ 59,5 milhões para ampliar sistema de esgoto de Maringá

24/03/2023

Investimentos vão garantir atendimento a moradores dos distritos Iguatemi e Floriano e melhoria na maior estação de tratamento da cidade

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, assinaram nesta sexta-feira (24) autorização para o início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Maringá, no Noroeste do Paraná. São três projetos que recebem investimentos de R$ 59,5 milhões da Sanepar e atendem as áreas urbana e rural do município.

Com índice de 98% de coleta e tratamento de esgoto, Maringá aparece na 14a posição entre as cidades com os melhores indicadores de saneamento do País, de acordo com o Ranking de Saneamento 2023, divulgado nesta semana pelo Instituto Trata Brasil.

No distrito de Iguatemi, a Sanepar irá construir um sistema completo de esgotamento sanitário, com implantação de cerca de 25 mil metros de rede coletora, beneficiando imediatamente 31% dos imóveis. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pitanga já será dimensionada para atender 90% do esgoto dos imóveis do distrito.

No distrito Floriano, serão implantados 10 mil metros de tubulações e uma moderna ETE, a Patu, que se soma à ETE Miringuava já existente. O atendimento com rede coletora em Floriano saltará dos atuais 24% para 65% da população. Já está prevista uma segunda fase da obra, que irá garantir 90% de atendimento.

No município de Maringá, as obras vão melhorar a qualidade do efluente da ETE Alvorada, a maior da cidade. Com consultoria do banco alemão KfW, o projeto é de transformação de equipamentos e implantação de novas tecnologias, visando o tratamento do lodo e a queima do gás metano para aproveitamento futuro.

QUALIDADE DE VIDA

O governador destacou que o investimento em esgotamento sanitário nos distritos e em Maringá é maior do que muitas obras no estado, o que demonstra a preocupação do governo em garantir saneamento básico. “O Paraná é referência em sustentabilidade no país. Temos o maior indicador de saneamento. Tem capital no Brasil que não chega a 4%. O Paraná trata mais e tem mais rede do que a Itália, se formos comparar o percentual. Abastecemos 100% da população com água e temos mais de 80% em esgoto. Maringá foi eleita em 2022 como a melhor cidade do Brasil para viver e não podemos ter distrito sem serviço de esgoto.”

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, afirmou que o sistema de esgotamento sanitário irá mudar a cara dessas localidades. “Vai melhorar a saúde pública e preventiva, a qualidade de vida, trazer mais empregos, vai ser uma avalanche de coisas boas.”

O prefeito Ulisses Maia declarou que o esgoto vai mudar a cara de Iguatemi. "Vai permitir a verticalização, eliminando a necessidade de fossas. A falta de esgoto impede o crescimento e se aqui tem mais habitantes que mais da metade das cidades do Paraná, imaginem o que vai ser de toda essa região com esta obra", disse.

Galeria