Notícias

Sanepar e agência japonesa discutem projeto ambiental

21/02/2011

Nesta segunda-feira (21), o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, recebeu a missão japonesa da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para acertar detalhes da colaboração da Sanepar no projeto de instalação de um modelo de melhoramento da qualidade da água dos rios de Londrina, com participação da comunidade. “A participação da Sanepar neste projeto é muito importante. Vamos conscientizar as pessoas sobre a participação de cada um na preservação dos rios e daremos oportunidade para que controlem a qualidade da água do rio,” explica Péricles.

O projeto prevê monitorar as bacias hidrográficas e executar trabalhos de educação ambiental. A Sanepar irá fornecer dados quadrimestrais de análises de água das Bacias do Cafezal e do Ribeirão Esperança, além de desenvolver ações de educação socioambiental. Os moradores das bacias irão receber kits de análises de água, disponibilizados pela Jica. Os vizinhos do rio poderão acompanhar, periodicamente, como está a qualidade da água no meio ambiente.

O projeto é desenvolvido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a ONG Instituto Ecometrópole.

Na semana passada, a missão japonesa esteve em Londrina, em reunião com os técnicos da Sanepar. Os especialistas Jiro Eiho e Masayuki Imanishi, da Hyogo Environmental Advancement Association, e Masato Kawabata, da Universidade de Medicina de Kobe, expuseram suas experiências de recuperação de rios e mar no Japão, que tiveram início em 1975.

Os consultores também estiveram na ETE Sul para verificar o processo de tratamento do esgoto e percorreram a Bacia do Cafezal, responsável por 40% do abastecimento de Londrina.

Galeria