Notícias

Sanepar é a melhor empresa em ranking do Brasil Econômico

11/07/2012

A Sanepar é a melhor companhia de saneamento em ranking de empresas públicas feito pelo jornal Brasil Econômico. No ranking, que avalia indicadores como receita líquida, lucro e endividamento e confere pontos para a qualidade da gestão, a Sanepar ficou à frente de grandes empresas do setor, como Sabesp (SP), Corsan (RS), Copasa (MG), Sanasa (SP), Cesan (ES), Embasa (BA) e Cagece (CE).
A base de dados para avaliação das empresas de maior porte do país foram os balanços anuais.  Em 2011, a Sanepar, obteve receita liquida de R$ 1,7 bilhão e uma evolução de 29,26% no Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), em relação ao ano anterior.
A publicação Melhores do Brasil, do jornal Brasil Econômico, apresenta as 500 maiores empresas brasileiras e as campeãs de desempenho em 21 setores da economia. No ranking das melhores empresas públicas, a Sanepar ocupa o segundo lugar, atrás apenas da ECT (Correios).
Aplicando os critérios e indicadores, a ECT obteve 130 pontos, a Sanepar 119, seguida por sete empresas do setor de saneamento básico: Sabesp (117 pontos), Corsan (109), Copasa (102), Sanasa (95), Cesan (94), Embasa (92) e Cagece (85). Em 10.º lugar está a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).
Criada em 23 de janeiro de 1963, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) atende 345 dos 399 municípios do Paraná e 289 distritos ou localidades de menor porte no estado, além de Porto União em Santa Catarina. Nas regiões em que atua, a empresa atende com água tratada 9,5 milhões de pessoas e, com sistema de esgotamento sanitário, 6 milhões de pessoas. Até 2014, a empresa prevê investir cerca de R$ 2 bilhões em todo o Estado.
A Sanepar presta serviços de fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto sanitário e gerenciamento de resíduos sólidos. A empresa é referência no setor, por aliar eficiência operacional e resultados econômicos a uma sólida política socioambiental. A cobertura da rede de água tratada da Sanepar chega a 100% da área urbana dos 346 municípios e 289 distritos onde está presente. A cobertura com rede de esgoto alcançou 63,2% da área urbana dessas localidades. A empresa está sediada em Curitiba (PR), tem 176 Estações de Tratamento de Água (ETA) e 225 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) estabelecidas em todo o Estado. Conta com 6.637 empregados.

AS MELHORES  EMPRESAS PÚBLICAS

Ranking do jornal Brasil Econômico

1. ECT  |  Correios

2. SANEPAR  | Saneamento

3. Sabesp  | Saneamento

4. Corsan  | Saneamento

5. Copasa  | Saneamento

6. Sanasa  | Saneamento

7. Cesan  | Saneamento

8. Embasa  | Saneamento

9. Cagece  | Saneamento

10. Cetesb  | Saneamento

 

 

Galeria