Notícias

Sanepar e Colombo inauguram Jardim de Água e Mel

Sanepar inaugura primeiro Jardim de Água e Mel em parceria com a prefeitura de Colombo

28/11/2023

Atividade integra ações socioambientais ligadas às obras de esgotamento sanitário no município

A Escola Municipal Isolina Ceccon, em Colombo, foi a primeira do município a receber um Jardim de Água e Mel da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A inauguração do Jardim ocorreu nesta terça-feira (28) e teve a presença da comunidade escolar, colaboradores do projeto e de autoridades, como o vice-prefeito e secretário de Educação de Colombo, Alcione Luiz Giaretton, e o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Vicente de Lima. Pelo Meliponário Doce Paraíso, parceiro local dos trabalhos, esteve a produtora Clotilde Zai. Pela Sanepar, participaram Roselis Augusta de Oliveira Presznhuk, Wilson Dib Junior e Patrícia Mossurunga.

Os Jardins da Sanepar são equipamentos especiais de preservação ambiental instalados em cidades nas quais a Companhia realiza obras de saneamento, como Agudos do Sul, Campo Magro e Colombo, atualmente participantes do projeto dos Jardins da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba. Os Jardins incluem caixas próprias para a criação de abelhas nativas sem ferrão em escolas municipais e outros espaços comunitários. “Que sejam as nossas escolas uma porta aberta para a gente conscientizar os nossos alunos e a nossa comunidade. Aqui temos 30 mil alunos só na rede municipal. Sabemos que os estudantes são multiplicadores do conhecimento e essa nossa juventude pode cuidar do meio ambiente, pode estar consciente sobre os desafios do futuro”, disse Giaretton, que agradeceu pela parceria com a Sanepar e elogiou a escola e os participantes da iniciativa.

A instalação de Jardins também faz parte do "Se Ligue na Rede", programa da Sanepar sobre  redes de esgoto. Outros Jardins de Água e Mel deverão ser instalados pela Sanepar em escolas e outros espaços no próximo ano. As abelhas desempenham um papel fundamental para a vida na Terra e estão ligadas a inúmeros serviços ambientais, incluindo a qualidade da água.

Obras – Em Colombo, a Sanepar está realizando a ampliação dos serviços de esgotamento sanitário e serviços socioambientais nos bairros Atuba, Jardim Ana Rosa II, Jardim Eldorado, Jardim Esplanada, Jardim Santa Cruz, Jardim Santa Fé, Jardim Santa Tereza e Parque Embu. O investimento é de cerca de R$ 18 milhões, com o acréscimo de cerca de 4.200 novas ligações prediais de esgoto na cidade.

Parceria – Além dos Jardins de Água e Mel, a Sanepar está realizando outras ações socioambientais em Colombo, como o curso gratuito de Manutenção Hidráulica para Mulheres, capacitação sobre Meliponicultura para professores da rede municipal de ensino e a oficinas de Confecção de Sabão Ecológico, oferecido a merendeiras, zeladores, docentes, agentes comunitários de saúde e moradores. Em Colombo, as ações também integram o projeto Conexão Criança Natureza, da prefeitura local, e incluíram atividades como as visitas de escolares ao Museu Planeta Água, em Curitiba, a formação de agentes socioambientais e visitas a estações de tratamento de água e de esgoto.

Galeria

  • Sanepar e Colombo inauguram Jardim de Água e Mel
  • Escola Municipal Isolina Ceccon, em Colombo, foi a primeira do município a receber um Jardim de Água e Mel da Sanepar
  • Escola Municipal Isolina Ceccon, em Colombo, foi a primeira do município a receber um Jardim de Água e Mel da Sanepar