Notícias

Eletrocentros elevados vão garantir o funcionamento de todo o sistema de bombeamento mesmo em caso de enchentes

Sanepar instala novas centrais elétricas na Captação do Rio Pirapó

12/05/2017

Para realizar os serviços o abastecimento será interrompido, na próxima segunda-feira (15)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai realizar a instalação das novas centrais elétricas (Eletrocentros) na unidade de Captação do Rio Pirapó.

As obras que estão em andamento são fundamentais para garantir o funcionamento da Captação em caso de novas enchentes no Rio Pirapó. “Os novos Eletrocentros estão sendo instalados a mais de 6 metros de altura em relação às centrais elétricas que foram danificadas durante a catástrofe ambiental de janeiro de 2016. Com isto vamos garantir mais segurança e regularidade no abastecimento”, destacou Veroneze.

Para a realização da obra, a Sanepar vai interromper, na próxima segunda-feira (15), a partir das 14 horas, o abastecimento para 80% da população de Maringá. Só não serão afetados os bairros localizados na região do Cidade Alta, abastecidos por meio de poço tubular profundo.

O fornecimento de água será retomado, gradativamente, no período da noite. A normalização total do sistema deverá ocorrer durante a madrugada de terça-feira. Em caso de mal tempo os serviços serão transferidos para terça-feira (16), sendo mantidos os mesmos horários de interrupção e retomada do abastecimento.

O Gerente Geral da Região Noroeste, Sergio Veroneze, explicou que para a realização dos serviços a empresa terá que interromper o fornecimento de energia, gerando a paralisação dos conjuntos motobombas que captam a água para tratamento na estação do Jardim Alvorada. “Por uma questão de segurança os trabalhos não podem ser executados com a rede de alta tensão energizada”, disse.

Benefícios - Nesta etapa a Sanepar está investindo cerca R$ 4,6 milhões na implantação de dois Eletrocentros elevados, que vão garantir o funcionamento de todo o sistema de bombeamento das duas elevatórias existentes no local, mesmo em caso de elevação do nível do rio.
 
A obra contempla, ainda, a automação de todo o sistema de captação com controle total pelo Centro de Controle Operacional (CCO) localizado no Jardim Alvorada, novos ramais alimentadores de energia, instalação de dois novos conjuntos motobombas anfíbios de 600 cavalos (cv) e quatro conjuntos motobombas anfíbios de 125 CV, entre outras melhorias. Todos os equipamentos que serão instalados já foram adquiridos pela empresa.
 
Os trabalhos devem ser concluídos até o final de agosto. Segundo Veroneze o total de investimentos realizados pela Companhia em obras, aquisição de equipamentos e em várias ações preventivas, desde a inundação da Captação, deve ultrapassar R$ 27 milhões.

Galeria

  • Eletrocentros elevados vão garantir o funcionamento de todo o sistema de bombeamento mesmo em caso de enchentes
  • Eletrocentros elevados vão garantir o funcionamento de todo o sistema de bombeamento mesmo em caso de enchentes
  • Eletrocentros elevados vão garantir o funcionamento de todo o sistema de bombeamento mesmo em caso de enchentes