Notícias

José Batista foi beneficiado duplamente: com rede de esgoto e emprego na obra

Sanepar investe mais de R$ 23 milhões em Apucarana

28/08/2013

Obras, que vão até 2015, melhoram a saúde e qualidade de vida da população e garantem emprego na região

A Sanepar está investindo R$ 23,7 milhões no sistema de esgotamento sanitário em Apucarana, com a execução de 136 quilômetros de rede coletora, construção de três estações elevatórias de esgoto e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Biguaçu, entre outras obras. Com isso, mais 23 mil habitantes passarão a contar com o serviço. As novas ligações já efetuadas elevaram o índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto a 65% da população. Com a conclusão das obras, em fevereiro de 2015, o atendimento chegará a 81% dos moradores.

A nova rede irá atender a dona de casa Clélia Maria França Bueno, moradora do Núcleo Castelo Branco há 20 anos. “Em casa, já temos três fossas. É ruim porque junta bicho. Com o serviço da Sanepar, vai melhorar para nós”, afirma.

A comerciante Leonilda Alberto Gonçalves e a dona de casa Olídia Gonçalves Miranda moram na Vila Apucaraninha, onde também foi implantada a rede nova. “Faz 30 anos que moro aqui e sei da melhoria que é contar com esse serviço”, diz Leonilda. Moradora do bairro há 18 anos, Olídia está contente com a rede porque não vai mais precisar contratar limpeza da fossa.

O servente de pedreiro José Batista está sendo beneficiado duplamente com a obra. Ele mora no Recanto do Lago, que também está recebendo rede coletora e ocupa uma das 680 vagas de empregos diretos gerados pela obra, que propiciou outros 3.400 empregos indiretos. “Acabei de sair de uma obra e já arrumei este emprego. É bom porque ficar desempregado é triste. Tenho que pagar aluguel e sustento a casa, com mulher e dois enteados”, afirma. Ele trabalha na construção da Estação Elevatória do Colonial.

O carpinteiro João dos Santos de Paula está trabalhando na ampliação da Estação Biguaçu. Ele conta que o emprego apareceu em boa hora. “Tenho 30 anos de carteira de trabalho, mas estava há quatro meses sem emprego. Já trabalhei em outras obras da Sanepar, mas tem períodos mais difíceis. Quando fiquei sabendo desta vaga, fui atrás e consegui”, comemora.

 

Galeria

  • José Batista foi beneficiado duplamente: com rede de esgoto e emprego na obra
  • O carpinteiro João dos Santos de Paulo estava sem trabalho havia quatro meses
  • A comerciante Leonilda, que mora há 30 anos na Vila Apucaraninha, agora tem rede de esgoto
  • Dona Clélia gostou da rede nova porque não vai mais precisar de fossa