Notícias

As maquetes montadas no EcoExpresso mostram o caminho que a água percorre do rio ao rio

Sanepar promove educação ambiental no Sudoeste

19/10/2018

Maquetes montadas dentro do EcoExpresso mostram o ciclo da água do rio ao rio

Os estudantes de escolas da região Sudoeste terão mais uma oportunidade de conhecer o caminho da água, do rio ao rio. O ônibus EcoExpresso Sanepar volta à região para atender alunos dos municípios de Boa Esperança do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Enéas Marques, Cruzeiro do Iguaçu e de Pato Branco. O ônibus ficará na região de 22 de outubro até 1º de novembro.

A grande maquete de educação ambiental dentro do ônibus mostra desde a captação da água em rios e poços, passando pelo processo de tratamento, até a destinação final em forma de esgoto tratado. Os visitantes podem ainda aprender sobre mata ciliar, resíduos sólidos urbanos e energias renováveis, como a energia produzida a partir de estação de tratamento de esgoto.

A agenda do EcoExpresso Sanepar inicia em Boa Esperança do Iguaçu, no dia 22 de outubro, a partir das 10h. O ônibus fará o atendimento na Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, localizada na Rua Das Araucárias, 203. Na terça-feira (23), será a vez dos estudantes de Nova Prata do Iguaçu. A visitação poderá ser feita das 8h às 17h30, na Escola Verônica da Silva Pietta, na Rua Alfredo Morais, 1080.

Na quarta-feira (24), a parada será na Avenida Iguaçu, no Colégio Municipal Visconde de Mauá, em Nova Esperança do Sudoeste. E no dia 25 de outubro, será a vez dos estudantes de Enéas Marques. O ônibus ficará estacionado na praça em frente a igreja da Paróquia São José, na Avenida Bonetti. Os alunos farão as visitas em turmas tanto no período da manhã como no período da tarde, nas duas cidades. Em Cruzeiro do Iguaçu, o EcoExpresso fará o atendimento das 8h às 17h, na Avenida 13 de maio, 906, em frente à Prefeitura Municipal.

Na sua volta a Pato Branco, o ônibus vai atender mais de mil alunos de colégios estaduais. Nos dias 29 e 30 de outubro, o ônibus estará à disposição dos alunos do Colégio Estadual Agostinho Pereira. Na segunda, o veículo estará aberto à visitação a partir das 13h e na terça, das 8 às 17h, na Rua Silvio Vidal, 252, no centro da cidade. A agenda do ônibus em Pato Branco será encerrada no Colégio Estadual São João Bosco. As visitas dos estudantes serão feitas das 8h às 17h, na quarta, dia 31, e das 8 às 12h, na quinta-feira, 1º de novembro, na Rua das Andorinhas, 275, no Bairro Planalto I.

Criado pela Sanepar em 2014, o EcoExpresso foi especialmente preparado para incentivar a preservação do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos. A visitação é gratuita e o ônibus dispõe de elevador de acesso para cadeirantes ou para pessoas com dificuldades de locomoção.

Galeria

  • As maquetes montadas no EcoExpresso mostram o caminho que a água percorre do rio ao rio
  • Ferramenta ambiental fica no Sudoeste até 1º de novembro