Notícias

Sanepar realiza ações socioambientais em Iretama

22/09/2023

Reuniões e curso visam repassar informações técnicas sobre o sistema de esgoto que está sendo implantado na cidade

A Sanepar promove reuniões e curso com a comunidade de Iretama sobre as obras do sistema de esgotamento sanitário na cidade. Na próxima terça-feira (26), haverá um curso dirigido aos professores, com conteúdo do projeto Sustentabilidade da Escola ao Rio. Na quarta-feira (27), serão feitas duas reuniões: às 16 horas, com as lideranças municipais; e às 19h, com a própria comunidade. O objetivo é disseminar informações técnicas e repassar orientações sobre o sistema de esgoto,

Nas reuniões com as lideranças e com a comunidade, os técnicos irão falar do andamento das obras, reforçar as orientações de como devem ser feitas as instalações sanitárias que geram esgoto doméstico e como deve ser o direcionamento correto desse esgoto à rede coletora, além de esclarecer eventuais dúvidas da comunidade.

No curso para os professores, o tema é o programa Sustentabilidade da Escola ao Rio, criado em 2013, e que visa mobilizar a comunidade escolar em ações socioambientais em rios urbanos. “Queremos estimular os estudantes da cidade a cuidar dos seus rios, da sua água, a respeitar o meio ambiente para garantir a sustentabilidade e um ambiente seguro para as próximas gerações”, explica a gestora socioambiental da Sanepar Andrea Fontes.

O programa já desenvolveu mais de 500 ações socioambientais em 30 rios que são monitorados, envolvendo mais de 10.000 pessoas. Em Iretama, alunos e professores vão desenvolver as ações no Rio Piralzinho, a montante da estação de tratamento de esgoto.

OBRAS – A Sanepar construiu a Estação de Tratamento de Esgoto Pinhalzinho, que irá tratar todo o esgoto coletado na cidade, instalou quase três quilômetros de rede coletora de esgoto para atender as primeiras 111 ligações prediais dos bairros Alto da Glória e Jardim Agolim.  Estão em andamento as obras de implantação de mais 16 km de rede coletora que irão atender outros 633 imóveis da área urbana.

Programação:

Dia 26/09

- 19 horas - Curso para professores do Colégio Estadual Anibal Khury sobre o projeto Sustentabilidade: da escola ao rio.

         O curso será feito de forma virtual por meio da plataforma do Google Meet

Dia 27/09

- 16 horas - Reunião de grupo gestor com lideranças municipais

Local: Câmara de Vereadores

           Av. Paraná, 480

- 19 horas - Reunião Comunitária

Local: Colégio Estadual Anibal khury

          Av. São Paulo, 442 - Centro, Iretama

 

Galeria