Notícias

Sanepar retira 108,8 toneladas de resíduos das praias

02/01/2024

A média diária foi de 6,4 toneladas; o maior volume foi coletado no primeiro dia do ano, com 10,4 toneladas

 

Desde o início da operação Verão Maior, em 16 de dezembro, a Sanepar retirou das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná 108,8 toneladas de resíduos, o que dá uma média de 6,4 toneladas por dia. Desse total, 79,2 toneladas são resíduos orgânicos e 29,5 toneladas são recicláveis. A maior quantidade foi retirada no primeiro dia do ano: 10,4 toneladas.

O material reciclável é destinado para as associações de coletores dos municípios, gerando renda para essas instituições. O orgânico vai para os aterros sanitários, em transporte feito pelas prefeituras.

O serviço de limpeza das praias ocorre todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, em 48 quilômetros de areia. A ação gera 143 empregos diretos. Os trabalhadores fazem a coleta e a separação do lixo. Neste ano, devido à engorda da faixa de praia em Matinhos, houve o aumento de cinco novos coletores às equipes.

Os coletores também entregam aos veranistas sacolinhas plásticas para que eles próprios recolham os resíduos gerados durante sua permanência nas praias. O objetivo é conscientizar sobre a importância da separação e destinação adequadas do lixo, contribuindo para a preservação ambiental.

As ações de limpeza da praia pela Sanepar contribuem com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 12. Consumo e produção responsáveis - Reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso; 13 - Ação contra a mudança global do clima - Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos; 14 - Vida na água - Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; e 15 - Vida terrestre - Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

Galeria