Notícias

Janaína e a família vieram de Campo Grande; limpeza da areia da praia de Caiobá é elogiada por eles

Sanepar retira das praias quase 300 toneladas de lixo

06/01/2016

Serviço de saneabilidade das areias do litoral do Paraná afasta riscos à saúde dos banhistas

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está fazendo a limpeza das praias do litoral do Estado durante mais uma temporada. Para garantir que os resíduos acumulados ao longo do dia não prejudiquem a saúde e o bem-estar dos banhistas, cerca de 155 pessoas fazem a coleta do lixo em 61 km de faixa de areia. Em menos de 15 dias, já foram retiradas 290 toneladas de resíduos das praias. Isso significa que a cada 1 km de areia 360 kg de lixo são coletados por dia.

Durante o dia, a limpeza das praias é feita por coleta manual e mecânica, com o uso de carrinhos de mão e veículos multiuso de carga. Os coletores se dividem em grupos, que percorrem as praias das 10h às 13h e das 14h às 18h. À noite, são operadas seis saneadoras de areia que peneiram a areia seca, retirando resíduos como cacos de vidro, pregos, objetos cortantes e tampinhas de garrafa.

A família da sul-mato-grossense Janaína Mota chegou cedo na praia na manhã desta quarta-feira (6) e pode conferir o resultado do trabalho: a praia estava limpinha. “É bom ver que a limpeza das praias está funcionando, assim ficamos mais tranquilos para deixar as crianças brincando na areia”. Janaina veio de Campo Grande, acompanhada do marido e das duas filhas, para curtir mais um verão na praia de Caiobá.

RESPONSABILIDADE – Para o vendedor ambulante Valmir Arruda, que há 22 anos mora em Matinhos, todo o cuidado com o lixo na praia é pouco. Segundo ele, que cresceu na cidade, tem o pai pescador e trabalha há anos durante a temporada, cuidar do meio ambiente em que vive e trabalha é prioridade. “Eu vendo cerca de 50 a 60 cocos por dia e faço questão de ajudar a recolher o resíduo gerado pelo meu trabalho. Vejo que muitos banhistas também se preocupam e recolhem o próprio lixo, mas tem outra parcela que não age assim”.

Segundo o gerente da área de resíduos sólidos da Sanepar, Péricles Weber, o trabalho de limpeza das praias está ocorrendo normalmente, mas é importante, sim, que os veranistas também façam a sua parte. “Além de todo lixo que é retirado das praias, o cuidado com a limpeza também ajuda a eliminar das areias bactérias, fungos e parasitas. Isso contribui para a redução entre os veranistas dos casos de diarreias, doenças de pele e viroses”.

Todo o material coletado é disposto em pontos estratégicos para posterior coleta pela administração municipal. A limpeza das praias começou no último dia 23 e será feita até o dia 14 de fevereiro de 2016, fim de semana seguinte ao feriado de Carnaval.

DUCHAS – A Sanepar também instalou 60 duchas para banho em pontos de maior movimento de veranistas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A chuveirada é gratuita e faz parte do projeto Chuá, que busca reduzir o consumo de água tratada e dar conforto aos banhistas. Os chuveiros foram instalados em dez pontos e funcionam diariamente das 9h às 19h.

A água utilizada na ducha é tratada com cloro e filtrada com carvão ativado, fazendo com que ela tenha 95% menos sal, 99% menos bactérias e coliformes e um pH 10% menor do que a água do mar. A Sanepar alerta que, embora seja uma ótima forma de eliminar a areia e o sal, a água das duchas não é própria para beber.

Galeria

  • Janaína e a família vieram de Campo Grande; limpeza da areia da praia de Caiobá é elogiada por eles
  • O vendedor Valmir diz que faz a sua parte na coleta do lixo e também incentiva seus clientes
  • Cerca de 155 pessoas estão divididas no trabalho de limpeza das praias de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos
  • Cerca de 155 pessoas estão divididas no trabalho de limpeza das praias de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos