Notícias

Sanepar suspende rodízio em Ponta Grossa

14/02/2014

A volta das chuvas e a colaboração da população contribuíram para que o rodízio pudesse ser suspenso temporariamente

A partir deste sábado (15), o rodízio do abastecimento em Ponta Grossa será suspenso. A evolução dos níveis de reservação de água tratada do sistema de abastecimento, que desde a quarta-feira (12) vem apresentando resposta positiva ao esquema de rodízio e a redução da demanda de consumo, permite que o abastecimento normal seja retomado na cidade.

“Com as chuvas que começaram ontem e se repetem nesta sexta-feira, o consumo de água tratada diminuiu e conseguimos equilibrar o sistema”, explica o gerente regional da Sanepar, Marcos Roberto Santos. Segundo ele, o apoio da população foi fundamental neste processo. “A compreensão de que a água é um bem que deve ser utilizado de forma consciente e que requer a mudança de hábitos, é uma realidade que está à nossa porta e precisamos estar sensíveis a ela”, observa.

O gerente, alerta que a situação ainda exige cautela, pois se a temperatura voltar a subir e houver aumento no consumo, será necessário retomar o esquema de rodízio. Com a onda de calor registrada nas últimas semanas o consumo em Ponta Grossa aumentou em torno de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para garantir níveis de reservação de água tratada e minimizar a ocorrência de desabastecimento na cidade, a Sanepar adotou o esquema de rodízio no último dia 4, dividindo a cidade em quatro grupos de revezamento. Para acompanhar a demanda de crescimento da cidade, a Sanepar já está executando obras de ampliação do sistema no valor de R$ 9,6 milhões. Entre elas, estão sendo executados os trabalhos para a reforma dos filtros da Estação de Tratamento Alagados e instalados quase seis quilômetros da nova adutora de água tratada para atender a região de Uvaranas. Mais R$ 54,6 milhões estão planejados, recursos que garantirão, entre outras obras, a construção de três reservatórios, cada um com capacidade para armazenar cinco milhões de litros de água tratada, nos bairros de Uvaranas, Maria Otília e Los Angeles.

Galeria