Notícias

Vistorias visam incentivar a população a usar corretamente o sistema de esgoto sanitário

Sanepar vistoria ligações de esgoto em Vitorino

16/01/2024

Equipes terceirizadas percorrem os imóveis para falar sobre benefícios e como fazer a ligação de esgoto corretamente

A Sanepar está percorrendo os imóveis de Vitorino para verificar se a instalação da ligação do esgoto das casas à rede coletora está sendo executado de forma correta. O trabalho está sendo feito pela empresa Ecoworks. Se o imóvel estiver interligado dentro do padrão exigido pela Sanepar, o morador recebe um certificado de regularidade. Caso contrário, é orientado de como deve fazer a ligação e recebe uma notificação com prazo de 30 dias para corrigir o problema.

Para ter acesso ao imóvel, o morador tem que autorizar as equipes que farão a verificação em pontos de lançamento de esgoto doméstico do banheiro, cozinha e lavanderia. Os testes utilizam corantes à base de água e não causam danos ao meio ambiente nem às pessoas.

As vistorias não têm custo e são fundamentais para assegurar o bom funcionamento da coleta e do tratamento de esgoto. Todos os imóveis servidos pela rede coletora são obrigados a se conectar à rede pública. Quando bem utilizado, o sistema traz benefícios para a comunidade e para o meio ambiente, com o afastamento e o tratamento adequado, inibindo a proliferação de insetos e a disseminação de doenças.

As obras de implantação do sistema foram concluídas em agosto e, em setembro, liberadas para a interligação dos imóveis. De imediato, o sistema irá atender 50% dos imóveis da cidade.

EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL – Além das vistorias, a Sanepar está programando reuniões e cursos de geração de renda e cuidado com o meio ambiente. Ainda no primeiro semestre serão realizadas oficinas de plantas curativas e cisterna de recurso de água, além do curso de pequenos reparos e serviços domésticos.

Galeria

  • Vistorias visam incentivar a população a usar corretamente o sistema de esgoto sanitário
  • Vistorias visam incentivar a população a usar corretamente o sistema de esgoto sanitário