Notícias

Rio Girau Alto, em Dois Vizinhos, teve queda grave na vazão

Seca continua severa no Sudoeste e agrava abastecimento em cidades da região

18/02/2022

Dois Vizinhos, Três Barras do Paraná e Matelândia estão com situação mais crítica; alerta é para economia de água

A estiagem continua prejudicando sistemas de abastecimento de água na Região Sudoeste do Paraná. A falta de chuvas agrava a condição dos mananciais, que chegam a níveis muito baixos, insuficientes para abastecer a população com regularidade. O cenário é mais crítico em Dois Vizinhos, Três Barras do Paraná e Matelândia. A Sanepar alerta a população sobre a necessidade de economizar água.

Em Dois Vizinhos, que já está em rodízio, Sanepar prevê ampliar o período de suspensão do abastecimento na próxima semana. O Rio Girau Alto está com 60% de vazão, e os poços complementares tiveram redução de 50% no volume de água disponível para captação e tratamento. Foram adotadas medidas operacionais que ampliaram em 15% a capacidade de produção de água tratada e estão previstas outras ações que vão elevar em mais 15% até o fim de março. Porém, sem chuvas, não há água disponível para captação e tratamento.

Em Três Barras do Paraná, a Sanepar deve iniciar rodízio a partir de segunda-feira (21) em função da queda da vazão do Rio Trigolândia. As equipes estão fazendo manobras e adequações no sistema de distribuição para auxiliar na recuperação dos níveis dos reservatórios de água tratada, mas a normalização do abastecimento depende de chuvas regulares e em bons volumes.

Matelândia entra em situação de alerta devido à combinação de estiagem, temperaturas altas, queda de vazão dos poços e elevação no consumo. Três importantes poços do sistema de abastecimento perderam mais de 30% de vazão.  Um outro poço mantém a redução em 20%.

No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo inteligente da água e uso racional. A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas. Reduza o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.

Acompanhe no site da Sanepar a programação de rodízios e dicas de economia de água. https://site.sanepar.com.br/paradas-no-abastecimento

Galeria

  • Rio Girau Alto, em Dois Vizinhos, teve queda grave na vazão