Notícias

EcoExpresso Sanepar mostra o caminho da água do rio ao rio

Show Rural terá EcoExpresso Sanepar e unidade de análise de água

31/01/2020

Visitantes podem visualizar o caminho da água e conhecer uma das ferramentas de controle da qualidade da água

O ônibus EcoExpresso, que é uma grande maquete da Sanepar que mostra o caminho do rio ao rio, estará presente na 32ª edição do Show Rural Coopavel no período de 2 a 7 de fevereiro, em Cascavel. O público visitante também poderá conhecer um exemplar das Unidades Móveis Operacionais (UMO), utilizadas nos sistemas de abastecimento de água.

O EcoExpresso chama a atenção para os cuidados que todos devem adotar para conservar os mananciais de abastecimento e a qualidade da água. As visitas podem ser feitas neste domingo das 9 às 17h e nos demais dias das 8h às 17h30. Em média, o ônibus pode receber 25 pessoas por vez, tem acessibilidade aos cadeirantes e às pessoas com dificuldades de locomoção. As visitas são guiadas por técnicos capacitados.

O objetivo é disseminar práticas de conservação da água, fazendo com que os visitantes entendam todas as fases do tratamento e, também, como cada pessoa pode e deve atuar para garantir a sustentabilidade do ciclo da água do rio ao rio, fazendo o uso racional da água. A representação inclui ainda o percurso da água residuária, desde a saída das residências, seguindo até uma estação de tratamento de esgoto, onde é possível entender a diferença entre a bacia hidrográfica utilizada para captação de água destinada ao abastecimento público e a que recebe o efluente das estações de tratamento do esgoto.

Também estão representados na maquete os processos de geração de energia a partir do gás metano, destinação do lodo de esgoto tratado para a agricultura e o tratamento adequado dos resíduos sólidos. Por meio de uma casa com escala aumentada, os visitantes conseguem perceber ainda a diferença entre a rede coletora de esgoto e a de águas pluviais e os detalhes de uma ligação correta de esgoto, por meio das conexões, caixa de gordura e a interligação ao dispositivo tubular de inspeção (DTI).

UMO - A Unidade Móvel Operacional é um dispositivo utilizado pela Sanepar para o controle da qualidade da água, através de análises físico-químicas com equipamentos instalados em um veículo. A ferramenta auxilia nos trabalhos de manutenção preventiva e corretiva e presta apoio operacional para as equipes do processo de tratamento de água.

Os equipamentos servem para atestar os rigorosos critérios de qualidade que a Sanepar mantém para garantir a qualidade da água distribuída. A UMO é composta por um laboratório móvel onde são feitas as análises de flúor, cloro, turbidez, PH (potencial hidrogeniônico) e cor da água tratada dos sistemas atendidos pela Companhia.

Galeria

  • EcoExpresso Sanepar mostra o caminho da água do rio ao rio
  • EcoExpresso Sanepar mostra o caminho da água do rio ao rio
  • EcoExpresso Sanepar mostra o caminho da água do rio ao rio