Notícias

Rio Siemens, em Capanema

Sistemas do Sudoeste entram em alerta no abastecimento de água

16/12/2021

O uso da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal

A falta de chuvas regulares, as temperaturas mais elevadas e o consequente aumento no consumo de água estão interferindo no abastecimento de água de cidades do Sudoeste. Além de Santo Antônio do Sudoeste e Pranchita, que estão em rodízio, e de Dois Vizinhos, que passa a ter o fornecimento de água de forma escalonada a partir da sexta-feira (17), outras cidades entraram em alerta. Salto do Lontra, Salgado Filho, Capanema e Planalto apresentam queda acentuada na vazão dos mananciais e aumento no volume de água consumida.

O Rio do Lontra, que abastece a cidade de Salto do Lontra, apresenta queda de 40% na vazão. Por outro lado, o consumo teve elevação de 20%. O sistema de produção de água não está conseguindo atender a demanda. No período do fim da tarde e noite, com o alto volume de água consumido, os reservatórios perdem níveis, o que tem causado falta de água. Só está sendo possível normalizar o fornecimento de água durante a madrugada. O sistema corre o risco de entrar em rodízio no abastecimento de água.

Mesmo sem riscos imediatos para com o fornecimento de água, em Capanema, Planalto, Salgado Filho e Nova Prata do Iguaçu também acendeu o alerta. Os rios que abastecem essas cidades: Siemens, Tamanduá, Santa Cruz e Cotegipe também tiveram redução média de 40% no volume de água. Nos demais sistemas da regional de Francisco Beltrão, poços e rios apresentam queda de 20 a 30% na vazão.

Galeria

  • Rio Siemens, em Capanema
  • Rio Girau Alto está com 40% de redução de vazão