Notícias

Sites falsos enganam clientes da Sanepar para obter dinheiro fácil

12/01/2024

Orientação é que clientes procurem os canais oficiais da Companhia a fim de evitar cair em golpes de falso pagamento

A Sanepar volta a reforçar o alerta para que as pessoas tomem muito cuidado ao acessar a internet em busca de canais da Companhia de Saneamento do Paraná. Infelizmente, alguns clientes, em busca de segunda via da conta, entram em sites falsos e direcionam o pagamento para criminosos, deixando em aberto a fatura de água. O site oficial é www.sanepar.com.br. Qualquer variação, que use o nome da Sanepar, não deve ser acessado. O mesmo ocorre com whatsapp. O número do whatsapp da Sanepar é 41 99544-0115.

Os sites falsos usam o nome da Sanepar, com variações, com o objetivo de enganar os clientes, criando falsos boletos para o suposto pagamento de contas. A Sanepar já registrou o caso à Polícia Civil.

A Sanepar destaca que os episódios de fraude não se referem a invasão nos canais da Companhia, que são seguros e confiáveis e não sofreram nenhuma invasão.

A Sanepar não envia QR Code ou Chave PIX para pagamentos via PIX pelo WhatsApp ou SMS. O QR Code fica disponível somente em faturas, inclusive na segunda via.

Ao fazer pagamento via PIX, o cliente deve sempre conferir se o destinatário está em nome da Cia de Saneamento do Paraná – Sanepar, CNPJ 76.484.013/0001-45. O pagamento nunca é direcionado para pessoas físicas ou outros beneficiários. 

Evite clicar em links patrocinados que podem levar a sites falsos e induzir os clientes a ficarem suscetível a fraudes.

Desconfie de mensagens dando desconto por pagamento via PIX. Na dúvida, entre em contato com a Sanepar pelos canais oficiais.

Caso tenha sido vítima de um golpe em que criminosos se passam por uma empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino. O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com essa medida, a instituição pode fazer um bloqueio preventivo da conta da vítima por 72 horas.

Outra medida é registrar Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do PIX. Em seguida, envie o BO à instituição financeira a fim de abrir uma contestação administrativa visando ressarcimento pelo banco.

Cuidado e atenção nunca são demais!

CANAIS OFICIAIS DA SANEPAR

Site Sanepar: https://site.sanepar.com.br/

Teleatendimento:  0800 200 0115

WhatsApp Sanepar: 41 99544 0115 - https://site.sanepar.com.br/clientes/whatsapp

Aplicativo Sanepar Mobile - https://site.sanepar.com.br/informacoes/sanepar-mobile

 

 

Galeria