Notícias

Meio século de saneamento no Paraná

21/01/2013

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) completou, no dia 23 de janeiro, meio século de história do saneamento no Paraná, referência no Brasil e na América Latina.
Sucessora do antigo Departamento de Água e Esgoto (DAE), nascida como Agepar, teve a identificação alterada, sem mudar a finalidade: vencer o desafio de abastecer a população paranaense com água tratada e coletar e tratar o esgoto doméstico.
“A Sanepar foi criada (...) com o objetivo de abrir novos horizontes no setor de saneamento, até então estrangulado e carente de recursos face as antiquadas normas adotadas. Por isso, a Sanepar fixou uma nova política de saneamento, incumbindo-se de estudar, projetar, construir e administrar os serviços de abastecimento de água e sistemas de esgotos sanitários, mediante a efetiva colaboração de entidades municipais.”
Este texto, publicado no primeiro Relatório das Atividades da Companhia, continua atual, pois ainda é necessário manter equipes debruçadas em estudar, projetar, construir e administrar os serviços em estreita parceria com as prefeituras.
Diz o Relatório que as atividades, iniciadas em 1964, “com a regulação da Lei Estadual n.º 4.684/63, foi motivo para providências no sentido de estruturar a nova Emprêsa, de regularizar a provisão do Fundo de Água e Esgotos (FAE) e, principalmente, de difundir a política de saneamento que se ia inaugurar no Paraná, a qual já vinha tendo grande aceitação no seio da opinião pública interiorana.”

Saúde e qualidade de vida - Em cinco décadas, 14.294 saneparianos já se dedicaram e se dedicam a promover a qualidade de vida dos paranaenses, por meio da saúde, que vem do consumo da água tratada. Estes saneparianos, muitos já falecidos, outros aposentados, outros que optaram por ficar por um curto período na empresa, continuam servindo de exemplo. Todos contribuíram para transformar a realidade do Estado que, hoje, ostenta alguns dos melhores indicadores em saneamento do Brasil.
Em 50 anos muita coisa mudou: equipamentos, tecnologias, recursos disponíveis, legislação. Do lombo de burro, que carregava a tubulação a ser implantada numa cidade, dos velhos Toyotas e Fuscas usados pelos engenheiros para descobrir, mata a dentro, novos mananciais, ao monitoramento das redes por telediagnóstico, das pesquisas de ponta para dar destino adequado aos resíduos gerados nos processos, ao inventário dos gases do efeito estufa produzidos no dia a dia da empresa, houve uma evolução fantástica.

Índices privilegiados - Hoje, Curitiba é, entre as capitais estaduais de todo o país, a que apresenta os melhores índices de cobertura. O Paraná também abriga a segunda cidade com o melhor saneamento do Brasil, Maringá. Outras grandes cidades também ocupam lugar de destaque no cenário nacional, como Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Todas estas, detentoras de índices privilegiados, são atendidas pela Sanepar.
Estar neste ranking não é fruto do acaso. Ao contrário, a posição vem sendo conquistada dia após dia, com muito trabalho. A Sanepar é referência entre as empresas do setor por aliar eficiência operacional e resultados econômicos à sólida política socioambiental.
Só em 2012, ano que antecedeu as comemorações dos 50 anos, foram concluídas 228 obras de médio e grande portes, com investimentos que se aproximam dos R$ 450 milhões. Os prêmios conquistados e o reconhecimento internacional com as certificações ISO, traduzem a projeção alcançada pela Sanepar. Os objetivos ainda se mantêm os mesmos de quando a empresa foi criada. Os Contratos de Programa assinados com as prefeituras, as metas acordadas, as demandas sociais, as exigências ambientais, a entrega de produtos e serviços com qualidade e tantos outros componentes mostram que, no mínimo, os próximos 50 anos serão de trabalho. Muito trabalho. E, naturalmente, de conquistas.

Galeria

  • Presidente Fernando Ghignone