Notícias

Vazão dos poços reduz e compromete abastecimento

07/02/2014

População deve colaborar, priorizando o uso da água para higiene e alimentação

A estiagem prolongada começa a interferir nos mananciais de abastecimento de Toledo, no Oeste do Estado. Três dos principais poços que abastecem a cidade tiveram redução da vazão, diminuindo em 2,2 milhões de litros a oferta de água por dia na cidade. Esses mananciais abastecem cerca de 9 mil ligações nas regiões do Jardim Porto Alegre, Panorama e Vila Pioneira. Em períodos normais, a produção de água tratada de Toledo é da ordem de 22 milhões de litros/dia.

Além da estiagem, que reduziu em 10% o volume de água produzido, as altas temperaturas fizeram com que o consumo de água tratada subisse 10%. Para equilibrar o sistema de distribuição, a Sanepar está realizando manobras nos setores de abastecimento da cidade, nesta sexta-feira e no sábado, dias 7 e 8, para atender as regiões afetadas. “A população precisa economizar água tratada”, diz o gerente regional de Toledo, Fábio Leal Oliveira, adiantando que se a situação persistir é possível que na próxima semana seja implantado o rodízio no abastecimento em Toledo.

A recomendação da Sanepar é para que sejam adotadas medidas de economia no consumo, priorizando o uso da água para a alimentação e higiene pessoal. A limpeza de fachadas e calçadas, lavagem de veículos e rega de jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação melhore. “É preciso garantir em primeiro lugar a água para as necessidades básicas das pessoas”, alerta o gerente.

AMPLIAÇÃO – A Sanepar está ampliando o Sistema de Abastecimento de Toledo com a interligação de um poço, construção de dois reservatórios e a readequação de 12 quilômetros de redes de distribuição de água. São mais de R$ 5,4 milhões para garantir o abastecimento no futuro. As obras devem ser concluídas até o final de outubro, atendendo as necessidades da população no próximo verão. “Até lá, a recomendação é economizar”, afirma Fábio.

Galeria