Notícias

Vistoria ambiental em 950 imóveis de Francisco Beltrão

21/11/2012

Mais de 950 imóveis do bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão, serão vistoriados nas próximas semanas. As visitas dos agentes socioambientais já foram iniciadas. O objetivo é verificar se o morador fez corretamente a ligação de esgoto, entre o imóvel e rede coletora implantada pela Sanepar. Este trabalho é parte das atividades que compõem as obras de saneamento ambiental, pelas quais foram implantados 15 mil metros de rede e construídas duas elevatórias de esgoto, com investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões.
Inicialmente os agentes socioambientais visitam cada imóvel para repassar informações sobre as obras executadas na localidade, bem como abordar assuntos relativos ao saneamento básico, como drenagem urbana, uso racional da água, descarte de resíduos sólidos e a correta utilização da rede de esgoto. “Este trabalho estimula uma mudança na forma de pensar e agir da população, para que todos também sintam-se responsáveis pelo correto destino dos resíduos gerados dentro de suas residências”, explica o técnico da Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar, Danielison Pinto.
Após a sensibilização, os agentes retornam à casa do morador para realizar a vistoria técnica ambiental, para verificar se a fossa foi adequadamente desativada; destinação da água de chuva para galeria pluvial; instalação da caixa de retenção de gordura para as pias de cozinha e se o tanque, banheiro e pia estão ligados de forma correta à rede coletora. Caso não estejam, o morador tem o prazo de 30 dias para fazer a adequação.
De acordo com o gerente regional da Sanepar, Celço Arisi, os principais problemas de operação da rede coletora são decorrentes do lixo que vai parar indevidamente dentro da tubulação. Outro problema também é referente à água de chuva que, ao invés de ir para a galeria pluvial, acaba sendo direcionada para a rede de esgoto.
Segundo a assistente social da Sanepar, Marilucia Cyrino Rodrigues, implantar a rede de esgoto é uma das ações para tornar o ambiente mais saudável. “Os moradores são a parcela mais importante na expansão da política de saneamento ambiental, pois as atitudes adequadas na destinação do esgoto doméstico, e outros resíduos, contribuem para limpeza dos rios, solo, prevenção de doenças. O beneficio é da própria comunidade que ganha em qualidade de vida”, ressalta. 

Treinamento para encanadores

Até o final do ano, também será ofertado o curso para capacitar profissionais autônomos que atuam como encanadores. Este curso busca promover a capacitação dos profissionais por meio do aprimoramento dos conhecimentos hidrossanitários. No treinamento são repassadas orientações sobre procedimentos adequados e, principalmente, para prepará-los para executar corretamente as ligações de esgoto. A importância do treinamento dos profissionais se deve ao fato de que se a ligação de esgoto entre o imóvel e a rede coletora da Sanepar for feita de forma inadequada, o dono do imóvel fica em situação irregular e pode até ser multado por crime ambiental. 

Galeria