Queda de vazão, elevação no consumo e menor volume de chuva colocam São Jorge D'Oeste em alerta no abastecimento

São Jorge D'Oeste - 21/03 a 25/03

Com vazão reduzida em 15% e consumo acima da média, reservatórios estão em níveis críticos

O sistema de abastecimento do município de São Jorge D'Oeste está em alerta. A seca continua afetando a produção e a distribuição de água na cidade: a vazão dos mananciais caiu 15%, e o consumo aumentou em 10% nos últimos dias. Com a perspectiva de menor volume de chuvas no outono e no inverno, a Sanepar reforça a necessidade de fazer uso econômico da água. Caminhões-pipa complementam o abastecimento, mas é imprescindível diminuir o consumo.

A Companhia orienta a população a fazer uso da água tratada para alimentação e higiene pessoal e o reuso da água de enxágue das roupas. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, por exemplo, devem ser adiadas. É imprescindível que todos colaborem, adotando o uso racional da água.

OUTONO SECO – No Paraná, o outono se caracteriza pela redução das chuvas em relação ao verão, por causa do deslocamento de massas de ar frio e seco. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão para o outono é de um volume de chuva cada vez menor, com vários dias consecutivos sem precipitação. A estação, que iniciou oficialmente neste domingo (20), deve ter ocorrência de chuvas perto e abaixo da média climatológica em todas as regiões, com distribuição muito irregular, dificultando a recuperação e a manutenção de forma sustentada dos níveis dos rios no interior do estado.

ECONOMIA E USO RACIONAL – A Sanepar pede a colaboração da população no uso da água, principalmente em períodos de seca. Para isso, dá dicas e orientações de economia de água que podem ser aplicadas no dia a dia:

DIMINUIR O TEMPO DE BANHO – Para um chuveiro, de vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.

ESCOVAR OS DENTES E FAZER A BARBA – Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta em torno de13 litros de água. Se abrir o mínimo a torneira, podem ser economizados cerca de 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia, serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa terá economizado 900 litros de água somente controlando a torneira na escovação. Não faça a barba durante o banho. Lembre-se de que 10 minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.

VASO SANITÁRIO – As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de refrigerante embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra ou água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês são 480 litros de economia.

LAVAR LOUÇA – O ideal é acumular a louça. Por exemplo, empilhe e separe a louça do café e lave-a junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1.800 litros que deixam de ir pelo ralo.

LAVAR CARRO E CALÇADAS, NEM PENSAR! – Utilize a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

VAZAMENTOS – Fique atento e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a gata 5 segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia. Em um mês são 600 litros de água desperdiçados.

Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.