PUBLICAÇÕES

Artigos, livros e demais publicações de empregados da Sanepar e parceiros

RESUMO TÉCNICO
4.º Workshop Internacional Aproveitamento Energético de Biogás de ETEs

Neste documento, estão resumidas as principais apresentações e discussões entre palestrantes alemães e brasileiros, especialistas e participantes, no 4.º Workshop Internacional Aproveitamento Energético de Biogás de ETEs, realizado no Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETS), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em Curitiba, de 28 a 29 de julho de 2016.

Entre os temas apresentados no documento estão casos reais do uso do biogás, estudos sobre a eficiência energética em ETEs, viabilidade econômico-financeira e potencial de produção de biogás em reatores anaeróbios, o contexto do setor de tratamento de esgoto, entre outros. Os principais palestrantes pelo lado alemão foram Hélinah Moreira (GIZ), Dr. Fabio Pressinotti (Dahlem), Dr. Klaus Nelting (Netra Consulting), Victor Valente (KfW). Entre os palestrantes brasileiros, falaram Dr. Gustavo Rafael Collere Possetti (Sanepar), Dr. Carlos Chernicharo (UFMG), Dr. Christoph Platzer (Rotaria do Brasil), Dr. Claudio Souza e Dr. Emanuel Manfred Brandt (UFMG), Sebastian Rosenfeldt (Rotária do Brasil), André Luis Zeni (Copel) e Elson Costa Gomes (Fundação Parque Tecnológico Itaipu), Luciano Fedalto (CSBioenergia), Ivan Cionek (Vetorlog) e Renato Takahashi (SeMAE - São José do Rio Preto).

O 4.º Workshop foi realizado pelo Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (PROBIOGÁS) e pela Sanepar, com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (ABES-PR). O PROBIOGÁS é desenvolvido por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, e o governo federal alemão, por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), buscando ampliar o uso energético do biogás em saneamento básico e em iniciativas agropecuárias e agroindustriais, inserir o biogás e o biometano na matriz energética nacional e, por conseguinte, contribuir para a redução de emissões de gases indutores do efeito estufa.

Clique aqui para ler

 

LIVRO
Tecnologias especiais para o saneamento - volume 1

Neste livro, é possível conhecer os resultados do Programa Paranaense de Pesquisa em Saneamento Ambiental (PPPSA), desenvolvido numa parceria entre a Sanepar e a Fundação Araucária, com a cooperação de diversas instituições de pesquisa e de ensino superior do Estado do Paraná, através do financiamento de projetos. O objetivo é encontrar soluções para as questões de saneamento.

Clique aqui para ler