PUBLICAÇÕES

Livros e demais publicações de empregados da Sanepar e parceiros.

LIVRO
Inovação para a sustentabilidade a serviço do saneamento ambiental
Trabalhos contemplados no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis e no Prêmio Inova Sanepar - Edição 2018

No ano de 2018, em sua segunda edição, os prêmios tiveram como foco o tema "Inovação para a Sustentabilidade a Serviço do Saneamento Ambiental". Nesta obra estão reunidos os nove trabalhos vencedores de 2018 e a esperança de que o conhecimento aplicado possa contribuir para uma Sanepar cada vez mais moderna, inovadora e promotora de um mundo mais sustentável para todos.

 

• Clique aqui para ler

 

LIVRO
Tecnologias potenciais para o saneamento - Volume 3
Disposição de lixiviado de aterro sanitário em reatores UASB

A produção desta obra é parte do segundo edital de pesquisas do Programa Paranaense de Pesquisa em Saneamento Ambiental (PPPSA), desenvolvido numa parceria entre a Sanepar e a Fundação Araucária, com participação de oito instituições de pesquisa e ensino do Estado do Paraná. O estudo sobre a disposição de lixiviado de aterro sanitário em reatores UASB é o tema do terceiro volume da série "Tecnologias potenciais para o saneamento", no qual a Universidade Estadual de Londrina e Universidade Federal do Paraná debatem questões relacionadas à contextualização, caracterização, pré-tratamento, codisposição de lixiviado de aterro sanitário em reator UASB e o pós-tratamento desses efluentes.

 

• Clique aqui para ler

 

LIVRO
Tecnologias potenciais para o saneamento - Volume 2

Remoção de metais de águas de abastecimento público

A produção desta obra é parte do segundo edital de pesquisas do Programa Paranaense de Pesquisa em Saneamento Ambiental (PPPSA), desenvolvido numa parceria entre a Sanepar e a Fundação Araucária, com participação de oito instituições de pesquisa e ensino do Estado do Paraná. O estudo sobre a remoção de metais de águas de abastecimento público é assunto do segundo volume de "Tecnologias potenciais para o saneamento", no qual a Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campi Apucarana, Campo Mourão, Medianeira e Ponta Grossa, debateram questões relacionadas à problemática dos metais na água de abastecimento público, remoção com materiais poliméricos baseados em tecnologia de impressão química, adsorventes naturais, filtração descendente, catálise heterogênea, desenvolvimento de novos catalisadores e o uso de hidróxido duplo lamelar magnético visando à remoção de ferro, manganês e selênio.

• Clique aqui para ler

 

LIVRO
Tecnologias potenciais para o saneamento - Volume 1

Neste livro, é possível conhecer os resultados do Programa Paranaense de Pesquisa em Saneamento Ambiental (PPPSA), desenvolvido numa parceria entre a Sanepar e a Fundação Araucária, com a cooperação de diversas instituições de pesquisa e de ensino superior do Estado do Paraná, através do financiamento de projetos. O objetivo é encontrar soluções para as questões de saneamento.

• Clique aqui para ler

 

LIVRO
Eficiência Energética no Saneamento

Neste livro, estão os nove trabalhos contemplados no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis (PSTS) e no Prêmio Inova Sanepar, ambos sobre eficiência energética no saneamento. A obra também traz um resumo sobre o histórico do trabalho realizado pela Sanepar na busca da sustentabilidade energética.

• Clique aqui para ler

 

RESUMO TÉCNICO
4.º Workshop Internacional Aproveitamento Energético de Biogás de ETEs

Neste documento, estão resumidas as principais apresentações e discussões entre palestrantes alemães e brasileiros, especialistas e participantes, no 4.º Workshop Internacional Aproveitamento Energético de Biogás de ETEs, realizado no Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETS), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em Curitiba, de 28 a 29 de julho de 2016.

Entre os temas apresentados no documento estão casos reais do uso do biogás, estudos sobre a eficiência energética em ETEs, viabilidade econômico-financeira e potencial de produção de biogás em reatores anaeróbios, o contexto do setor de tratamento de esgoto, entre outros. Os principais palestrantes pelo lado alemão foram Hélinah Moreira (GIZ), Dr. Fabio Pressinotti (Dahlem), Dr. Klaus Nelting (Netra Consulting), Victor Valente (KfW). Entre os palestrantes brasileiros, falaram Dr. Gustavo Rafael Collere Possetti (Sanepar), Dr. Carlos Chernicharo (UFMG), Dr. Christoph Platzer (Rotaria do Brasil), Dr. Claudio Souza e Dr. Emanuel Manfred Brandt (UFMG), Sebastian Rosenfeldt (Rotária do Brasil), André Luis Zeni (Copel) e Elson Costa Gomes (Fundação Parque Tecnológico Itaipu), Luciano Fedalto (CSBioenergia), Ivan Cionek (Vetorlog) e Renato Takahashi (SeMAE - São José do Rio Preto).

O 4.º Workshop foi realizado pelo Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (PROBIOGÁS) e pela Sanepar, com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (ABES-PR). O PROBIOGÁS é desenvolvido por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, e o governo federal alemão, por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), buscando ampliar o uso energético do biogás em saneamento básico e em iniciativas agropecuárias e agroindustriais, inserir o biogás e o biometano na matriz energética nacional e, por conseguinte, contribuir para a redução de emissões de gases indutores do efeito estufa.

• Clique aqui para ler