INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) adotou como parte importante de sua política ambiental quantificar as emissões de gases de efeito estufa provenientes das atividades diretas e indiretas da empresa. Assim, a Companhia publicou seu primeiro Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa da Sanepar (IGEE) em 2008, com dados referentes ao ano de 2007, já abrangendo todas as suas unidades. A Sanepar permanece como a única empresa do setor de saneamento que realiza a divulgação do seu Inventário de Gases de Efeito Estufa, com registros públicos em âmbito nacional e estadual.

A quantificação dessas emissões permite identificar os principais processos de geração de desses gases e estabelecer ações para a redução ou neutralização destes, quando possível. A política ambiental contempla a minimização de passivos ambientais e a busca pela sustentabilidade no desenvolvimento de seus processos. Internamente, a atividade de produção do IGEE está sob responsabilidade da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social.

O IGEE disponível no link abaixo refere-se às emissões de gases de efeito estufa no ano de 2015 e segue as especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol, desenvolvidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com World Resources Institute (WRI). Em sua elaboração, foram unidas a experiência acumulada pela Sanepar na elaboração dos inventários passados e as novas metodologias disponíveis.

Para conhecer mais sobre o histórico de registros da Sanepar (2008-2013), acesse: http://www.registropublicodeemissoes.com.br/