INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA

Em consonância com a Política Ambiental da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que busca a sustentabilidade ambiental, social e econômica em suas atividades, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes das atividades diretas e indiretas da empresa são inventariadas anualmente.

Esta quantificação permite identificar os processos principais de geração de GEE e gerenciá-los, buscando redução ou neutralização. Esta política também contempla a prevenção e redução de riscos e danos ambientais e a melhoria do seu desempenho ambiental dos processos.

O primeiro inventário da Sanepar foi elaborado em 2008, com dados referentes ao ano de 2007. O documento disponível no link abaixo apresenta os resultados obtidos para o Inventário de Gases de Efeitos Estufa (IGEE) relativo ao ano de 2016, o qual aborda todos os sistemas da Sanepar e utiliza como base a experiência acumulada na elaboração das edições anteriores e novas ferramentas disponíveis.

Como nas edições anteriores, este inventário segue a metodologia do IPCC (2006) e as diretrizes das Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol - EPB, desenvolvidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com World Resources Institute (WRI).

Para conhecer mais sobre o histórico de registros da Sanepar (2008-2013), acesse: http://www.registropublicodeemissoes.com.br/