INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA

 A sustentabilidade, mais do que um conceito, está no dia a dia das atividades da Sanepar afetando os aspectos econômico-financeiro, social e ambiental, pois a conjugação dessas variáveis assegura a perenidade da empresa. Nesse sentido, a sustentabilidade é uma das perspectivas do Mapa Estratégico da Companhia e direciona seus esforços para a geração de valor a todas as suas partes interessadas, tornando-se inerente ao negócio.


A Sanepar reconhece que a preservação e a conservação do meio ambiente e a interação com as pessoas são imprescindíveis para o seu crescimento sustentável e que estas ações contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.

Em consonância com as práticas de gestão sustentável previstas no Mapa Estratégico da Companhia e na Política de Sustentabilidade, anualmente as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes das atividades da empresa são quantificadas para elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE). Com ele, é possível identificar os principais processos de geração de GEE e gerenciá-los buscando redução ou neutralização das emissões, promovendo aprimoramento contínuo na gestão ambiental, além de integrar as ações para implantação do ODS 13, que visa tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

O primeiro inventário da Sanepar foi elaborado em 2008 com dados referentes ao ano de 2007, e desde então a Companhia reporta seu IGEE ao Registro Público do Programa Brasileiro GHG Protocol. Em 2023, a Sanepar recebeu pela sétima vez o Selo Ouro do Programa para seu IGEE referente ao ano de 2022. O Selo Ouro reconhece as empresas que demonstram o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões de GEE por meio de uma verificação de terceira parte.

No Estado do Paraná, o reconhecimento de empresas paranaenses comprometidas com o desenvolvimento sustentável se dá por meio do Selo Clima Paraná, programa da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). Em 2022, com a mudança de metodologia do programa, a Sanepar recebeu o Selo A na categoria Mercado Interno. Nos anos anteriores, recebeu o Selo Clima categoria Ouro (2021, 2019 e 2017), categoria Original (2020) e categoria Prata (2016).

O documento disponível no link abaixo apresenta os resultados obtidos para o IGEE relativo ao ano de 2022, que aborda todos os sistemas da Sanepar e utiliza como base a experiência acumulada na elaboração das edições anteriores e novas ferramentas disponíveis.

Como em anos anteriores, a estimativa das emissões de gases de efeito estufa provenientes das atividades da Sanepar é realizada com base nos métodos disponibilizados pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) e pelo Programa Brasileiro GHG Protocol. Para conhecer mais sobre o histórico de registros da Sanepar (2008-2022), acesse: https://registropublicodeemissoes.fgv.br/