Ligação de água/esgoto

Informações sobre pedido de ligação de água e de esgoto

.: Região Metropolitana de Curitiba:
Para liberação de ligação nova de água, o solicitante deverá apresentar declaração da prefeitura, com número atual oficial do imóvel, mesmo que este já possua ligação de água.

Deverá ser apresentada ainda, a Autorização da Prefeitura para ligação de água (Sanepar) e Luz (Copel), para os seguintes municípios da região metropolitana:

- Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Contenda e Mandirituba;
- Quatro Barras e Campina Grande do Sul;
- Piraquara;

.: Litoral:
Em atendimento a legislação ambiental (Lei 4771/65 - Código Florestal Brasileiro) e Planos Diretores dos municípios do litoral, todas as solicitações de ligação de água, deverão estar acompanhadas além dos documentos de praxe, da Anuência Ambiental emitida pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

Além destes documentos específicos para os municípios citados, todas as solicitações de ligações de água deverão ser realizadas diretamente nos escritórios de atendimento da Sanepar, com apresentação dos documentos, exceto quando da solicitação de ligação de esgoto e o imóvel for servido com ligação de água, deverá ser apresentada apenas uma conta de água ou número da matrícula.

Solicitação pelo proprietário:

  1. Certidão de Registro de Imóveis atualizada (data de emissão de até 30 dias) ou comprovante de compra e venda do imóvel em nome do solicitante ou IPTU em nome do solicitante;
  2. Documento de identidade e CPF/CNPJ;
  3. Endereço completo e entre-ruas (transversais), bem como quadra, lote e bairro.

    Caso os documentos exigidos acima não estejam em nome do solicitante, apresentar, além destes, documento que comprove parentesco ascendente ou descendente de primeiro grau com o proprietário ou procuração com firma reconhecida em cartório.

Solicitação pelo inquilino, com ou sem contrato de locação, direto com o proprietário ou via imobiliária, apresentar:

- Se locado por imobiliária:
1. contrato de locação e autorização da imobiliária;
2. documento de identidade e CPF / CNPJ;
3. endereço completo (quadra, lote, bairro) e entre ruas (transversais).

- Se locação direta:
1. autorização do proprietário com firma reconhecida e documento do imóvel (Registro de Imóveis ou Escritura ou IPTU atualizado ou contrato de compra e venda);
2. documento de identidade e CPF / CNPJ;
3. endereço completo (quadra, lote, bairro) e entre ruas (transversais).

Solicitação pelo poder público:

A solicitação deverá ser realizada através de ofício, encaminhada à Unidade Regional responsável pelo Município, exceto Curitiba e Região Metropolitana, o qual deverá ser encaminhado à Unidade Regional de Clientes Especiais (Rua Brigadeiro Franco, 3735, bairro Rebouças) , contendo: endereço completo (rua, bairro, cidade, quadra, lote, transversais, ponto de referência), Órgão consumidor e Órgão pagador.

Solicitação para usuários temporários (título precário):

  1. Documento da Prefeitura Municipal (alvará de licença);
  2. CNPJ OU CPF;
  3. Endereço completo e entre-ruas (transversais), bem como quadra, lote e bairro.

Ligação Predial Para Construção (Provisória):

Documentos constantes da solicitação pelo proprietário.

Ligação para loteamentos antigos irregulares:

A liberação de ligação para áreas antigas irregulares, depende da análise da área gestora da Unidade Regional pertencente o imóvel, sendo necessário que o solicitante apresente documentos pessoais (CPF e RG) e uma declaração do Presidente da Associação dos Moradores, informando endereço completo e entre-ruas (transversais), bem como quadra, lote e bairro, e que o mesmo faz parte da referida comunidade.

Informações complementares sobre instalação da ligação de água e de esgoto

Observações:

  • O cavalete deverá ser localizado no sentido perpendicular ao alinhamento predial, no máximo a 50cm deste; no sentido paralelo ao alinhamento predial, deixando um mínimo de 30cm livre até uma das divisas; e ainda, no máximo a 50cm do portão de acesso;
  • A caixa subterrânea se localizará fora do alinhamento predial quando não houver, em hipótese alguma, espaço dentro do alinhamento predial.

 

Observações:

  • O hidrômetro deverá estar livre de qualquer obstáculo superior de forma a não haver impedimento a sua leitura;
  • O livre acesso ao local do medidor de água será assegurado pelo usuário, sendo vedado impedí-lo com qualquer obstáculo que dificulte a remoção do mesmo ou a apuração do consumo.

Demais informações pelo fone 115 ou telefone constante na conta de água.

Endereços e telefones
Projeto hidrossanitário