ESGOTO

Uma das maiores estruturas de saneamento do Brasil

Com foco no aprimoramento dos serviços diretamente ligados à saúde e qualidade de vida dos cidadãos, a Sanepar investe de forma contínua na ampliação e na modernização do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Em 2017, a rede coletora alcançou 35,3 mil km de extensão (6,6% maior em relação ao ano anterior) e o destaque foi para a segunda fase de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Belém, com investimento total de R$ 105 milhões. Com a expansão, essa estação que atende Curitiba e parte de São José dos Pinhais triplica sua capacidade de tratamento de esgoto, para 2.520 l/s.


MAIS SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Ao coletar e tratar o esgoto, a Sanepar melhora a saúde da população. A falta de tratamento do esgoto e de condições adequadas de saneamento contribui para a proliferação de doenças parasitárias e infecciosas.

Ter um sistema de esgotamento sanitário que funcione valoriza a sua cidade, reduz a poluição, atrai novos negócios e dá melhores condições de vida para a população.


BENEFÍCIOS DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO
• Coleta rápida e segura do esgoto residencial;
• Tratamento adequado dos resíduos líquidos;
• Mais conforto e saúde para a população, reduzindo doenças de fácil prevenção, como a diarréia;
• Valorização dos imóveis onde há sistema de esgotamento sanitário.


COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO |  NÚMEROS 2017

Índice de cobertura com rede: 70,6%
Total de ligações: 2.040.292
Índice de tratamento: 100%
Extensão da rede coletora: 35.264 quilômetros
**Economias ativas: 2.761

 

* Dados do Relatório de Administração e Sustentabilidade 2017.

** O termo economia ativa é usado para designar todo imóvel ou subdivisão de um imóvel que possui uma instalação privada ou de uso comum de serviços de água e/ou esgotamento sanitário cadastrada e faturado pela Sanepar.