PERFIL

A Companhia presta serviços de saneamento básico a 345 cidades do Paraná e a 291 localidades de menor porte, além de Porto União, em Santa Catarina. Também opera três aterros sanitários que atendem sete municípios paranaenses.

Fundada na década de 1960, e hoje uma das maiores empresas em operação no Estado, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é uma sociedade de economia mista e de capital aberto, controlada pelo Estado do Paraná. A Empresa presta serviços de fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto e gerenciamento de resíduos sólidos.

A Companhia é responsável pela prestação de serviços de saneamento básico a 345 cidades do Paraná e a 291 localidades de menor porte, além de Porto União, município de Santa Catarina, e possui uma rede de 84,6 mil quilômetros de tubulações utilizadas para captação, distribuição de água potável, coleta do esgoto e lançamento do efluente tratado. No segmento de resíduos sólidos, opera aterros sanitários em Apucarana, Cornélio Procópio e Cianorte – esse último atende também os municípios de São Tomé, Terra Boa, Guaporema e Indianópolis.

Com sede na capital Curitiba (PR) e uma força de trabalho composta por mais de 7 mil empregados, a Sanepar é referência no País em saneamento básico. Oferece uma rede universalizada de abastecimento de água em todos os municípios que atende. No segmento Esgoto, atinge o índice de tratamento de 100% do esgoto coletado antes de lançá-lo aos corpos hídricos.

Os investimentos para manter a atuação de excelência são constantes. Somente em 2016 destinou R$ 742,4 milhões a obras de atualização tecnológica, melhoria e expansão das atividades do complexo operacional Sanepar – composto de Estações de Tratamento de Água (ETA), poços, reservatórios de água, Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e outros ativos –, que se revertem em ganhos financeiros e ambientais para a Companhia e toda a sociedade.

Em 2016, a Sanepar ultrapassou 3 milhões de ligações de água e 1,9 milhão de ligações de esgoto.

Também implantou 46 mil novas ligações de água e 94 mil ligações de esgoto. A Companhia apresentou lucro líquido de R$ 626,8 milhões em 2016, aumento de 43,0% em comparação com 2015, fato que atesta sua solidez e capacidade de gerar valor. A Sanepar detém, ainda, 40% de participação acionária na CS Bioenergia S.A., sociedade de propósito específico constituída com a Cattalini Bioenergia para explorar a produção de energia a partir do lodo de esgoto, na unidade de biodigestão localizada ao lado da ETE Belém, em Curitiba. As atividades da CS Bioenergia atenderão à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), atuando nos eixos de não geração/redução, reutilização, tratamento e disposição de resíduos.

Dados do Relatório de Administração e de Sustentabilidade 2016.