Notícias

100% da população rural de Corbélia terá água tratada

17/04/2012

Atendimento será viabilizado através de parceria da Prefeitura com a Sanepar

As comunidades rurais de Linha Planalto e Piquirizinho serão contempladas com sistema de abastecimento de água pelo Programa de Saneamento Rural. O termo aditivo do contrato de concessão para a implantação da obra foi assinado na última sexta-feira (13) pelo prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana. Com essa nova parceria, o município passa a atender com água tratada 100% da população rural localizada em núcleos.

O prefeito disse que esse será um dos maiores sistemas de abastecimento do interior do município e vai atender pequenos agricultores que vivem da agricultura familiar com atividades diversificadas. A posição geográfica das duas localidades não favorece a perfuração de poços individuais. “A nossa parceria vai possibilitar que todos tenham água com qualidade e atender o apelo da população, que espera por esse sistema há nove anos”, comemora o prefeito.

Para atender as duas comunidades serão investidos cerca de R$ 293 mil, que irão beneficiar 50 famílias. Pelos termos da parceria de implantação do sistema de abastecimento cabe ao Governo do Estado e à Sanepar o fornecimento do projeto e a compra e repasse dos equipamentos hidráulicos, além da orientação técnica. A Prefeitura Municipal terá a incumbência de providenciar a mão de obra, as obras civis e as instalações elétricas. Os moradores das duas comunidades terão a responsabilidade de operar e gerenciar o sistema.

O coordenador do Programa de Saneamento Rural, Agilmar Dalla Vecchia, disse que os moradores precisam ter consciência da importância de gerenciar bem o sistema. “A Sanepar e a Prefeitura vão orientar aos moradores do local para que não haja problema na captação, armazenagem e distribuição de água”.  O ato da assinatura foi acompanhado ainda pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Corbélia, Lucindo Tebaldi, e pela coordenadora da Sanepar, Débora Galvan. Os serviços de interligação do poço, de implantação das ligações e da construção do reservatório devem iniciar no próximo mês.
 

Galeria