Notícias

15% das fossas vistoriadas em Foz podem abrigar mosquito da dengue

26/08/2013

Sanepar integra a força-tarefa de combate aos focos do aedes aegypti

Com mensagem na conta de água e vistoria nos imóveis, a Sanepar participa da força-tarefa convocada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue. Técnicos da Companhia e agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses estão vistoriando os imóveis atendidos com rede coletora de esgoto para verificar se as fossas sépticas foram devidamente aterradas. Os moradores também estão recebendo orientação na fatura de água para que desativem as antigas fossas existentes nos imóveis atendidos com a rede coletora de esgoto.

As fossas sépticas têm se destacado como potencial local do foco do mosquito da dengue, uma vez que podem ficar cheias de água e se transformar em criadouro para o mosquito. As vistorias irão continuar no bairro Vila C ainda durante toda esta semana. As famílias carentes, sem condições de desativar as fossas, devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. A Prefeitura enviará terra para encher os equipamentos.

Na primeira semana de campanha foram vistoriadas 259 residências. Destas, 38 casas ainda não haviam aterrado adequadamente as fossas sépticas. O gerente da Sanepar em Foz do Iguaçu, Rodrigo Becker, considera este número significativo. “Quase 15% dos imóveis estão em situação irregular e podem abrigar focos do mosquito”, explica. Os donos estão sendo notificados pela Prefeitura e têm prazo para regularizar a situação.

Mensagem – Com os dizeres Foz na luta contra a dengue, colabore e feche fossas. Você pode ser uma vítima. Ligue 199 – Defesa Civil, a mensagem integra a campanha educativa de combate aos focos do aedes aegypti. A campanha educativa inclui, ainda, a distribuição de folhetos educativos e divulgação em jornais, rádio e televisão.

“Agora é a luta pela sobrevivência. Se não matarmos os ovos deste mosquito ele podem nos matar”, enfatiza o prefeito de Foz, Reni Pereira, que decretou no dia 19 de agosto situação de alerta para o risco de epidemia de dengue na cidade, em razão da proximidade do verão e da notificação pela 9.ª Regional de Saúde de altos índices de infestação do mosquito.

Comitê – A Sanepar em Foz do Iguaçu faz parte do Comitê contra a Dengue, instalado no município, na semana passada, por conta do decreto do estado de alerta em relação à doença. Em Foz do Iguaçu, a Sanepar atende cerca de 80 mil imóveis com água tratada e em mais de 51 mil há rede coletora de esgoto passando na frente do terreno, o que obriga o proprietário a desativar a fossa.

 

 

 

 

 

Galeria